Um pequeno resumo da Convenção Estadual Lojista

25 Agosto, 2010

Lojistas de todo Estado estão otimistas com relação ao segundo semestre do ano

Durante a realização da 41ª edição da Convenção Estadual Lojista, de 19 e 20 de agosto, em Lajeado, o cenário apresentado aos lojistas foi de otimismo com relação ao segundo semestre deste ano. A informação foi do presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), Vítor Augusto Koch, levando em consideração a melhora do desempenho da economia e de que o consumo será sempre um dos propulsores do crescimento econômico neste e nos próximos anos. Nesta avaliação, também foi tomado como base que tradicionalmente o segundo semestre é de incremento nos negócios com as festas de final de ano e a liberação do 13º salário. O evento contou com a participação do presidente da CDL Erechim, Alexandre Zaffari, acompanhado de lojistas locais.

Outra informação importante foi repassada pelo presidente da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Jr., que anunciou modificações no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), que passará por modificações e não ficará mais restrito a um serviço de banco de dados de crédito, mas de soluções para o comércio que irão auxiliar na qualificação e sustentabilidade dos associados e entidades. Segundo Pellizzaro, a CNDL pretende até o final de 2010 discutir a proposta com a classe lojista e integrar ao projeto os produtos de sucesso já implementados pelas federações e CDL’s. Ele ressalvou que estas alterações não envolvem a Rede Nacional de Informações Comerciais, convênio que constitui uma rede de informações formada por Bases Centralizadoras Nacionais, coordenada pela Associação Comercìal de São Paulo que passa por transformações, inclusive com a criação de uma nova empresa.

Na programação do Encontro também foi realizada uma Rodada de Negócios promovendo um novo momento na relação entre os empresários de pequeno porte de fábricas de confecções e do varejo do Rio Grande do Sul. Foi a oportunidade para 12 representantes de indústrias apresentarem suas mercadorias para os lojistas da área de moda de diferentes regiões. Durante cerca de três horas foram realizadas 74 reuniões de negócios.

Com a realização das eleições em outubro deste ano, a Convenção Estadual Lojista promoveu um painel com candidatos ao Governo do RS: Tarso Genro (PT) e vices Berfran Rosado (PPS) e Pompeo Mattos (PDT). Os candidatos discorreram com a intermediação do jornalista Lasier Martins sobre temas de interesse da classe lojista como a cobrança de diferencial de alíquota do ICMS nas compras interestaduais, incentivos ao setor lojista, linhas de créditos adequadas aos pequenos comerciantes via Banrisul e Caixa RS, pedágios, Parcerias-Público-Privada e qualificação de mão-de-obra.

O presidente da Record RS, Natal Furucho, buscou motivar a plateia de mais de mil pessoas para a importância de não menosprezar desejos e acreditar no potencial próprio. “O tamanho do universo é o tamanho do seu sonho. E é você que faz o seu sonho se transformar realidade”, destacou. Furucho afirmou que esse pensamento deve fazer parte da vida pessoal e profissional das pessoas. Na sua opinião, a qualidade do lugar onde se vive, do ambiente familiar e do trabalho depende unicamente de cada um. “Não transfira essa responsabilidade para os outros. Pense que você pode fazer melhor e tenha a coragem de construir uma nova realidade”.

Já o consultor Marcos Gouvêa de Souza, diretor-geral da consultoria GS&MD, falou sobre as novas tendências do comércio, citando os canais digitais de compra, a internet, o celular e, daqui a pouco, a TV interativa. Neste novo momento do varejo, o consultor acredita que a tendência é de que o índice de infidelidade do consumidor, particularmente do neoconsumidor, seja cada vez maior. “Ele é infidelizável por natureza própria porque tem tantas opções que é estimulado a buscar alternativas, testar e comparar. Quanto mais ele testa e compara, melhor será o resultado da sua compra, levando o consumidor para outra direção.”

IMPORTÂNCIA DAS PESSOAS

Com a palestra “Realizando o seu verdadeiro potencial”, o headhunter Robert Wong encerrou o segundo dia da 41ª Convenção Estadual Lojista, na noite de sexta-feira, 20 de agosto. Para ele, é necessário escapar da tentação de se dedicar demais ao trabalho e esquecer o resto, percebendo que a excelência está no equilíbrio. “Um indivíduo completo, que não é apenas um profissional, certamente vai ter um bom desempenho por muito mais tempo. A empresa deveria valorizar quem concilia o trabalho com a vida familiar, o lazer, enfim, quem demonstra preocupação com o corpo e o espírito.” Um dos pontos centrais da apresentação foi justamente o potencial dos seres humanos. Wong utilizou o cenário empresarial para exemplificar a importância das pessoas. “Quando você e a empresa encontram sinergia, mutuamente identificam oportunidades”, afirmou. Segundo ele, para atingir essa sintonia é preciso alinhar a visão, os objetivos e a energia da organização com as do indivíduo. “Isso gerará oportunidades e valor para todos”.

O palestrante disse que o potencial é aquilo que está em estado latente dentro da pessoa, uma possibilidade, uma qualidade ainda não desenvolvida. Ele afirma que existem estudos que mostram que utilizamos 1% a 3% do nosso potencial. Para Wong, é necessário achar o caminho para realizar o seu verdadeiro potencial. Um modo diferente de fazer as coisas, mudar de atitude. “O caminho está no autoconhecimento. Em primeiro lugar é necessário buscar informações que se tornem conhecimento com o tempo. Assim, começa a transformação. Unindo teoria e prática chega-se a sabedoria, que nunca se perde”. Wong observa que geralmente o empresário conhece o mercado, concorrentes, funcionários, mas desconhece a si próprio. Para colocar tudo isso em prática, alerta, é preciso sair da zona de conforto.