Paternidade é a tarefa mais difícil da vida, porque se trata de formar seres humanos

18 Agosto, 2010

Afirmação foi do coordenador estadual da Escola de Pais durante Café da Manhã do Varejo

A paternidade é a mais difícil tarefa desta vida, porque se trata de formar seres humanos. Com este tema e trazendo à reflexão a importância do papel do pai na vida dos filhos, o presidente do Conselho Consultivo da Escola de Pais do Brasil e coordenador estadual da Escola de Pais no RS, Cezar Augusto Detoni, falou para pais empresários no Café da Manhã do Varejo desta quarta-feira, 18. O evento, promoção da CDL Erechim, foi realizado no Salão de Eventos da Entidade. De acordo com o presidente Alexandre Zaffari, o objetivo da CDL com a palestra, que tinha como tema “Pai Empresário”, foi homenagear os pais associados no mês a eles dedicado.

De acordo com o palestrante, muitos pais se perguntam hoje se estão agindo certo com seus filhos, mas, na sua avaliação, a preocupação deveria ser com o que os filhos podem estar fazendo para os outros. Conforme dados apresentados, na Casa de Passagem de Porto Alegre há um índice de cerca de 100% de pais ausentes, quase o mesmo percentual encontrado no Presídio Central. Daí, segundo ele, a grande importância do pai na vida das pessoas. Para o médico gastroenterologista Cezar Detoni, vivemos em uma sociedade carente de pais e uma das causas da violência é fruto da ausência da figura paterna.

Para o palestrante, pai não tem substituto na sua função. Mas, conforme destacou, para exercer este papel ninguém se prepara. “Nos preparamos para sermos bons profissionais, bons empresários, mas não para sermos pais”, declarou. Segundo ele, entre as funções do pai estão a de autoridade, de dar apoio à mãe e de regulação da relação afetiva entre a mãe e o bebê, além de ser modelo de masculinidade.
Detoni ainda discorreu sobre o trabalho árduo que é cuidar de uma criança, o período de licença maternidade, que na sua avaliação quanto mais tempo a mãe passar com o filho mais probabilidade desta criança ser um adulto saudável e com equilíbrio emocional, as creches e, para finalizar, deixou um conselho para os presentes: “a melhor coisa que um pai pode fazer para os seus filhos é amar a mãe deles”.