Palestrantes de renome internacional são destaque da 51ª Convenção Nacional Lojista

28 Setembro, 2010

Aproximadamente 5 mil empresários – incluindo uma delegação da CDL Erechim – fazem de Florianópolis, em Santa Catarina, até o dia 29 de setembro, a capital nacional do varejo. A 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que acontece no Centro de Convenções da capital catarinense, já é considerada o maior evento realizado, com recorde absoluto de participantes. Palestras internacionais como a do escritor norte-americano James Hunter e do ex-coordenador da Universidade da Disney, Jim Cunningham, são outro destaque.

Cunningham abriu o ciclo de palestras no dia 27, segunda-feira, falando sobre a magia da Disney e os segredos da excelência em serviços. Para o consultor norte-americano o segredo é manter uma equipe motivada e entusiasmada. Ele defende que clientes leais dependem de funcionários leais.

Após aconteceu o painel “Discutindo o Varejo e Cartão de Crédito, tendo como mediador o professor Nelson Barrizzelli. Foram convidados o participar do debate o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, e o presidente do grupo de farmácias Pague Menos e 2º vice-presidente da CDL de Fortaleza, Deusmar de Queirós. Queirós apresentou dados da economia brasileira e disse considerar que este é o momento de o empresário acreditar e investir no Brasil. Entre outros dados, ele divulgou que o número de cartões de créditos emitidos passou de 29 milhões em 2000 para mais de 136 milhões no ano passado.

Finalizando o primeiro dia do evento o economista e cientista social Eduardo Giannettti da Fonseca apresentou o “Cenário econômico atual, tendências, negócios e oportunidades para empresas em um ambiente cada vez mais globalizado.

Na terça-feira, dia 28, Maurício Vidal França Schaffer e Ana Paula Bernardino Paschoini, apresentaram as Linhas de Crédito do BNDES para Pequenas e Médias Empresas. Após a professora Roberta Cardoso, proferiu a palestra: FGV — Negócios Sustentáveis: A sustentabilidade como diferencial competitivo da sua empresa. Para ela a sustentabilidade está recebendo uma maior atenção das empresas. Há um significativo aumento da legislação e, com isso, o aumento do número de empresas que adotam a sustentabilidade.

Em seguida, Reynaldo Saad fez a terceira palestra do dia com o tema: Tendências e estratégias do varejo global e brasileiro. Ele apresentou as tendências mundiais da internacionalização do varejo, com um forte investimento no bloco BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China). Para ele também a característica principal é olhar o varejo on-line para depois ir na loja física. Se ainda não ajuda a vender na Internet, fortalece a presença no mundo virtual e aproveita um grande nicho. Finalizando disse que temos que facilitar o acesso à compra através de multiformatos e multicanais.

Mas, com certeza, a grande atração do segundo dia foi o palestrante James Hunter. A palestra: Liderança Servidora — Os princípios mais importantes para um grande líder, foi presenciada por milhares de convencionais. Hunter, que é autor do Best-seller O Monge e o Executivo apresentou o conceito de liderança servidora, defendendo o conceito de liderança servidora no perfil do novo líder. Para ele a base da Liderança não é poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício.
A 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista segue nesta quarta-feira, 29, último dia do evento, com palestras, debates e atrações culturais.