Fras-Le e Santa Casa de Misericórdia apresentaram seus cases de sucesso no Café da Manhã do Varejo

18 Outubro, 2011

Tema central foi como implantaram a gestão pela qualidade total e inovação

Dois cases de sucesso de duas organizações que estão entre as mais premiadas no RS e Brasil nas áreas de inovação e qualidade foram abordados na manhã desta terça-feira, 18, no Café da Manhã do Varejo, promoção conjunta do Sindicato do Comércio Varejista do Alto Uruguai Gaúcho – Sindilojas AUG – e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim – CDL –. As apresentações foram da Fras-Le, de Caxias do Sul, e da Santa Casa de Misericórdia, de Porto Alegre.

A Fras-Le é a maior fabricante de materiais de fricção da América Latina e a 5ª maior no mundo. Planeja um faturamento de R$ 1 milhão até 2013, com sustentabilidade. Segundo o multiplicador de Grupos CCQs, Cristian Paim, a Fras-Le tem no Círculo de Controle da Qualidade (CCQ) um dos seus principais programas participativos. “Através do CCQ buscamos a melhoria contínua da qualidade do produto, o aumento da produtividade e a redução de custos, entre outras melhorias. Além disso, o CCQ visa oportunizar o desenvolvimento da iniciativa, criatividade, inovação e do potencial das pessoas”, explica.

Após apresentar a trajetória da Fras-Le rumo à qualidade total, alcançando a premiação máxima do Programa Gaúcho de Qualidade Produtividade – PGQP -, o Troféu Diamante e um prêmio no Programa Nacional da Qualidade, além de várias ISOs, o grupo de CCQ Projetando Ideias apresentou uma esquete teatral sobre Otimização dos recursos materiais para produção na Unidade de Estamparia. Encenando um navio de piratas, com cenário criativo e figurino característico, demonstraram como atenderam o direcionador estratégico da Unidade, que era reduzir custos e o sucateamento de aço, que tinha uma perda de mais de 8% e chegou a zero.

O case da Santa Casa foi apresentado pelo administrador de empresa Juarez Oliveira Leites, examinador do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade e líder do Núcleo da Gestão Estratégica da Santa Casa. Ele fez uma retrospectiva histórica da Santa Casa, desde a sua fundação pelos portugueses, em 19 de outubro de 1803, até hoje, apresentando a atual estrutura do complexo hospitalar, destacando as principais características da gestão e as etapas de crescimento. Falou do início da reorganização administrativa, em 1982, a adesão ao PGQP em 1992, o foco na qualidade total, o prêmio no Programa Nacional da Qualidade e o Troféu Diamante no Prêmio Qualidade RS em 2003.

Na sequência, demonstrou como a Santa Casa faz na prática a Gestão acontecer, mostrando as ferramentas tecnológicas que auxiliam na elaboração, execução e análise da estratégia. Falou sobre os sete hospitais de referência do complexo Santa Casa, com atendimento 60% SUS, integrado por 1.042 leitos, 55 salas cirúrgicas, 9 UTIs com 131 leitos, 6.150 funcionários e 2.474 médicos. Neste complexo, mais de 4,5 mil indicadores de desempenho são analisados sistematicamente em cada uma das unidades. “A partir da análise de informações globais é possível fazer os detalhamentos criteriosos de pesquisa, e identificar os pontos críticos da gestão”, comentou Juarez.

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