Federação Varejista do Rio Grande do Sul analisa o 1º semestre de 2023: crescimento das vendas no comércio do estado

19 Agosto, 2023

No mercado de trabalho, tendência de admissões segue superando as demissões

A Federação Varejista do Rio Grande do Sul faz uma análise abrangente sobre o desempenho das vendas no comércio do estado durante o primeiro semestre de 2023. O presidente da entidade representativa do movimento lojista gaúcho, Ivonei Pioner, destaca que, apesar de um ritmo de crescimento mais moderado, o setor varejista continua a registrar avanço.

“Com base nos dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o relatório aponta que o volume de vendas no Rio Grande do Sul manteve sua trajetória ascendente, porém com um ritmo mais gradual do que observado em períodos anteriores”, avalia Pioner.

Ao comparar o primeiro semestre de 2023 com o mesmo período do ano passado, as vendas no comércio varejista registraram um aumento de 1,2% no estado. Além disso, as vendas do varejo ampliado, que incluem segmentos como veículos, motocicletas, materiais para construção e atacado de alimentos e bebidas, apresentaram um crescimento de 2,1%.

Um dos destaques do período foi o segmento de mobilidade, especificamente o de “veículos, motocicletas, parte e peças”, que apresentou o maior crescimento entre os 11 segmentos considerados. Em seguida, o setor de “combustíveis e lubrificantes” também demonstrou um desempenho notável. A atividade de outros serviços no estado também mostrou avanço significativo, com um crescimento de 7,5% no setor de serviços. Essa informação é relevante, pois esse setor compreende uma parcela substancial do Produto Interno Bruto (PIB) local. Além disso, a perspectiva para o setor agropecuário é positiva, com o Ministério da Agricultura e Pecuária projetando um aumento no faturamento após um ano marcado pelos desafios decorrentes da estiagem sobre a produção.

No que se refere aos indicadores de emprego, o estado observou um ligeiro declínio na taxa de desemprego, que atingiu 5,3% no segundo trimestre de 2023, permanecendo abaixo da média nacional.

Mercado de Trabalho

No cenário laboral do Rio Grande do Sul, os números do 1º semestre de 2023, conforme divulgados pelo CAGED, destacam a criação de 53,3 mil vagas formais de trabalho. Embora esse valor se apresente abaixo das 75,4 mil vagas registradas no mesmo período do ano anterior, a tendência de admissões superando as demissões ainda se mantém, embora com uma diferença mais sutil.

A análise por setor revela que o segmento de Serviços liderou a geração de empregos, contribuindo com um saldo positivo de 30.655 vagas formais. Logo em seguida, observa-se a Indústria com 20.557 vagas e o setor do comércio com 1.900 vagas. No mês de junho de 2023, o cenário foi distinto, apresentando um saldo negativo de criação de vagas, com destaque para o comércio, que teve mais demissões do que admissões em 514 posições.

De forma geral, a economia do estado apresentou um saldo negativo de 211 vagas formais nesse período. Além disso, conforme o IBGE, a taxa de desemprego no Rio Grande do Sul alcançou 5,3%, mantendo-se abaixo da média nacional, que atingiu 8,0%. Em relação à renda média do trabalho, a estimativa foi de R$ 3.194, levemente inferior ao valor da medição anterior.

Redação e Coordenação: Marcelo Matusiak