CDL Erechim presente na abertura da Convenção Nacional Lojista

27 Setembro, 2010

A 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista iniciou no último domingo, dia 26, tendo como local o Centro de Eventos de Florianópolis – Centrosul, na capital catarinense. Com praticamente 5 mil inscritos, vindos de todo o Brasil, o evento já é considerado o maior do setor varejista realizado na América Latina. Uma delegação com 21 empresários e colaboradores da CDL Erechim está representando a nossa cidade. O evento tem como slogan “uma ponte para a inovação”.

Já na abertura da 51ª Convenção Nacional os pronunciamentos das autoridades presentes mostraram um otimismo sem precedentes. Uma exibição da única filial do Balé Bolshoi fora da Rússia, sediada em Joinville (SC), encerrou o primeiro dia da Convenção.

A 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista se estende até o dia 29 de setembro, com palestrantes internacionais com o escritor norte-americano James Hunter (que já vendeu mais de 3,5 milhões de livros, dos quais dois milhões no Brasil) e o ex-coordenador da Universidade da Disney, Jim Cunningham, que aborda o tema “A magia da Disney e os segredos da Excelência em serviços”.

A Convenção também promove a reflexão sobre desafios do varejo e do cenário político e econômico: a ex-executiva da Alpargatas, Ângela Hirata, relata o case de sucesso internacional das sandálias Havaianas e o economista Eduardo Gianetti da Fonseca, ex-professor em Cambridge (Inglaterra) aborda os negócios e as oportunidades em um ambiente cada vez mais globalizado, além de debates sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e questões como o crescimento do monopólio, acesso ao crédito e novos mercados.

A 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista reserva, além da qualificada programação técnica, é uma grande oportunidade para a confraternização dos dirigentes lojistas, trocando experiências e oportunizando a realização de novos negócios. Em anexo a Convenção, uma grande feira de negócios e oportunidades apresenta muitas novidades em produtos e serviços para a qualificação do mercado lojista.

Primeira palestra teve a presença de Jim Cunninghan

Na segunda-feira, 27, o palestrante internacional Jim Cunningham, que trabalhou durante 15 anos na Disney, deu início ao ciclo de palestras da Convenção falando sobre a sua excelência no atendimento na Disney.

A experiência de 17 anos trabalhando na Disney e a constante busca por excelência no atendimento aos clientes nesse que é um dos principais empreendimentos voltados para o entretenimento do mundo foi o tema da palestra de Jim Cunninghan, nessa segunda-feira, na 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, que está sendo realizada em Florianópolis (SC). Segundo o executivo, o segredo do sucesso da Disney está justamente nos esforços de toda a equipe da empresa na superação das expectativas de seus visitantes. “Nesse ramo, 10% do negócio é o produto e 90% é o serviço, por isso que temos que ter excelência no nosso modo de atender”, ressaltou.

Cunninghan mostrou como a Disney saiu de uma crise e deu a volta por cima na metade da década de 1980. De acordo com ele, o primeiro passo foi redefinir o tema do serviço da empresa, primeiro a partir de três questionamentos: o que fazemos, como fazemos e para quem fazemos. “Definimos que o que a Disney faz é criar felicidade, por meio do melhor entretenimento possível e para pessoas de todas as idades e de todos os lugares.” A partir dessa definição foi criada uma cultura de serviços que é difundida e internalizada por todos os funcionários da empresa.

Para o palestrante, encantar o público é uma arte e que não é preciso fazer grandes ações para chegar a esse objetivo. “É necessário prestar atenção nos detalhes e as vezes pequenas coisas, como dar cinco minutos de atenção para uma criança, representam uma satisfação enorme para toda a família e pode representar o retorno desses visitantes em outra oportunidade”, afirmou. Segundo Cunninghan, todo o padrão de serviços da Disney está baseado em quatro fatores: segurança, cortesia, show e eficiência. “Se conseguirmos cumprir com esses fatores estaremos cumprindo nossa finalidade, que é criar felicidade para o consumidor.