51ª Convenção Nacional Lojista termina em grande estilo

29 Setembro, 2010

Região esteve presente com delegação da CDL Erechim

A 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista chega ao seu final confirmando-se como a maior e melhor já realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Cerca de 5 mil empresários estiveram, durante quatro dias, em Florianópolis, Santa Catarina, participando de diversas palestras nacionais e internacionais, debates e atrações culturais.

O último dia iniciou com a palestra da consultora de Comércio Exterior da São Paulo Alpargatas, Ângela Hirata. Desde janeiro de 2005, Ângela Hirata assumiu o desafio de desenvolver novos mercados e posicionar a marca no mercado internacional. Hoje, seis anos depois, exportam para 5 continentes e mais de 80 países, com a marca Havaianas posicionada no mercado Top e disputando espaço em vitrines de renome internacional.

Para Ângela Hirata a construção de uma marca é o esforço de muitos talentos. Com muito esforço a equipe da Alpargatas conseguiu tirar as sandálias Havaianas da galeria de commodities para uma das marcas mais desejadas e lembradas no mundo inteiro.

Em seguida aconteceu um grande debate sobre a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. Bruno Quick, Gerente de Políticas Públicas do SEBRAE, falou sobre Lei Geral – Onde estamos e para onde vamos.
A palestra de encerramento contou com a presença do maestro João Carlos Martins. O tema central foi: Superação. João Carlos desde pequeno estudava piano e acabou tocando nas maiores orquestras do mundo. Mas João Carlos Martins viu-se por diversas vezes privado de seu contato com o piano, quando teve um nervo rompido e perdeu o movimento da mão direita em um acidente. Com vários tratamentos, recuperou parte dos movimentos da mão, mas com o correr dos anos desenvolveu a doença chamada LER. Novamente teve que parar de tocar, e dessa vez acreditou seria para sempre. Ao realizar um concerto em Sofia na Bulgária, sofreu um ataque em um assalto, e um golpe na cabeça lhe fez perder parte do movimento de mãos novamente. Perdeu anos de sua carreira em tratamentos, treinamentos e encontrou novamente uma nova maneira de tocar, mas dia a dia podia tocar menos com o estilo e maestria de antigamente. Então começou a reger orquestras. Incapaz de segurar a batuta ou virar as páginas das partituras dos concertos, João Carlos faz um trabalho minucioso de memorizar nota por nota, demonstrando ainda mais seu perfeccionismo e dedicação ao mundo da música. Realiza, também, um programa de introdução à música com jovens carentes. Trabalha diariamente com pessoas de todas as camadas por querer mostrar que realmente “A música venceu!”. E consegue tudo isso com muita superação.

A 51ª Convenção Nacional do Comércio Lojista também foi uma grande oportunidade para a confraternização dos dirigentes lojistas das mais diversas partes do país. A delegação do Rio Grande do Sul teve um momento especial com o Jantar da Delegação Gaúcha, na noite do dia 27 de setembro, que contou com a presença dos mais de 400 convencionais participantes do evento. Já a festa de encerramento da Convenção foi realizada na noite do dia 29, no Centro de Eventos Centrosul, com show da dupla César Menotti & Fabiano.

O próximo encontro do comércio varejista nacional será realizado em Fortaleza, no estado do Ceará, de 11 a 14 de setembro de 2011