CDLEmpregos: ponte entre candidatos e mercado de trabalho

13 Abril, 2015

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL) há algum tempo vem inovando e 2015 é exemplo disso. Dessa vez o atrativo é a CDL Empregos, mas com um item diferente, capacitação. Qualificar para auxiliar pessoas que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho e desenvolver competências comportamentais que auxiliam neste processo. O projeto nada mais é do que uma ponte entre os candidatos e o mercado de trabalho. “Queremos que os futuros talentos venham até a CDL para formarmos o nosso banco de pessoas e depois iniciaremos a qualificação. Os candidatos terão no mínimo quatro horas de treinamento, depois serão encaminhados as empresas. “Temos que trabalhar como uma teia de aranha e melhorar o potencial dos nossos associados”, salientou o presidente da entidade Evandro Luís Fhynbeen.
A psicóloga do projeto, Paula Servo, juntamente com duas estagiárias é que irá ministrar as capacitações. “Queremos ser o canal entre os profissionais e as empresas. Capacitar desde a iniciação, atitudes básicas de atendimento, linguagem corporal, postura, em busca de um comércio mais profissional. Posteriormente as capacitações vamos estender o trabalho para as necessidades dos empresários”, relatou. De acordo com o presidente ainda no ano passado iniciaram as capacitações, mas não de forma tão enfática. “Resolvemos começar a organizar a casa, realizar projetos soltos não dá, eles se perdem no ar. Temos que mudar a cultura, retomar o que precisa ser mudado. A cidade de Gramado, na Serra Gaúcha, por exemplo, há 20 anos começou um trabalho de formiguinha e conseguiu excelentes resultados e nós também vamos chegar lá”.
Atualmente a rotatividade do comércio é significativa e a busca é pela estagnação dessa prática. “As pessoas sempre pensam que o jardim do outro é o mais verde e florido. O comércio é o que mais tem chances de ter ganhos extras, além do salário, tem as comissões que se traduzem em bons resultados. Por isso é preciso potencializar, capacitar, queremos que os profissionais do comércio amem o seu trabalho”, afirmou Fhynbeen. Motivação é a palavra chave para bons resultados. “Falar de problemas e coisas ruins não leva a nada, os incentivos, coisas boas que temos dentro de nós fazem toda a diferença e refletem aspectos positivos”, finalizou o presidente.

Por Carla Emanuele – Jornal Boa Vista/ Erechim-RS