Tendências mundiais e boas práticas no varejo é tema de palestra

12 Março, 2013

CDL Erechim disponibilizou aos empresários informações sobre as tendências do mercado mundial e prestação de serviços

No dia 12 de março, terça-feira, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL), através da parceria com a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS (FCDL-RS) e o Sebrae-RS, disponibilizou aos associados uma palestra com o coordenador estadual de projetos do Sebrae-RS, Fabiano Zortea. O evento teve como local o Salão de Eventos da CDL Erechim.

Fernando Zortea é graduado em administração de empresas pela Unisinos; tem MBA em gerenciamento de projetos, pela FGV e participou da última edição da NRF – a maior feira de varejo do mundo -, realizada nos Estados Unidos. Zortea acompanhou a delegação gaúcha liderada pelo presidente da FCDL-RS e presidente do Sebrae-RS, Vitor Augusto Kloch.

A palestra teve como objetivo apresentar aos empresários as tendências de mercado, as novas tecnologias disponíveis para qualificar os pontos de venda e, também, procurou discutir as boas práticas de gestão do varejo mundial.

Entre os temas abordados por Zortea o que mais se destacou foi a grandiosidade do evento NRF 2013. Ele, em apenas uma hora e meia, procurou sintetizar tudo o que viu quanto a tendências em ambientação de loja; o DNA da marca; boas práticas de gestão de clientes; criação de valor através do serviço; e novas tecnologias para o varejo. Destaque principal para o desafio das quatro principais ações de competitividade aos varejistas, as quais foram muito bem exemplificadas no evento: criar referência da marca/loja; atender muito bem o consumidor que compra pela internet; agilidade no ponto de venda e qualificação da experiência de compra; e estabelecer relacionamento com os clientes através das redes sociais.

Para o presidente da CDL Erechim, Zilio Sartori Junior, este evento é de grande importância para os empresários locais porque aproxima os mesmos do que há de mais moderno e inovador a nível mundial. “A NRF é a maior feira de varejo do mundo e termos a oportunidade de trazer para Erechim estas lições aprendidas neste evento é algo engrandecedor”, destacou o presidente. Sartori também agradeceu a FCDL-RS e o Sebrae-RS por terem disponibilizado gratuitamente esta palestra aos empresários erechinenses.