Tem início o Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Gestores

7 Fevereiro, 2012

Teve início neste dia 6 de fevereiro, segunda-feira, o primeiro Módulo do Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Gestores, uma parceria entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL), Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP-Norte) e Prefeitura de Erechim. Estiveram presentes ao evento de abertura, que aconteceu no Salão de Eventos da CDL Erechim, o secretário de Desenvolvimento Econômico do município de Erechim, Walmir Badalotti; o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, Alam Comin; o vice-presidente da CDL Erechim e presidente do PGQP-Norte, Evandro Fhynbeen; e a franqueada do PGQP, Ivonete Peres Alós.

Dando início à cerimônia o vice-presidente da CDL Erechim e presidente do PGQP-Norte, Evandro Fhynbeen, falou da importância da parceria firmada entre a CDL e a Prefeitura de Erechim onde serão capacitadas gratuitamente mais de 500 lideranças, gestores e funcionários, totalizando mais de 400 horas de treinamento, durante todo ano de 2012. Segundo ele “as pessoas é que fazem acontecer” e por isso agradeceu a presença dos 26 integrantes da primeira turma deste primeiro módulo.

Alan Comim, falando em nome da Prefeitura de Erechim, ressaltou todos os investimentos feitos pelo município na capacitação de pessoas. Para ele a gestão de pessoas é um dos item mais importantes para as empresas.

Ivonete Peres Alós ressaltou que este primeiro módulo (Gestão de Pessoas) terá três turmas. Uma pela parte da noite entre os dias 6 e 9 de fevereiro; a segunda será no turno da manhã e acontecerá entre 13 e 16 de fevereiro; e a última turma deste módulo será pelo turno da tarde e acontecerá de 27 de fevereiro a primeiro de março. Este primeiro módulo tem como instrutora a psicóloga organizacional Luciane De Marchi Giaretta. Neste primeiro módulo serão abordados conteúdos como: Reflexões sobre a Evolução do Trabalho; Cenário de Mercado: Papel das Pessoas; Mudanças e a Velocidade do Tempo; Perfil das Gerações num mesmo cenário; Rotinas de RH (Recrutamento e Seleção, Treinamento, Pesquisa de Clima, Carreira, Avaliação e Remuneração); Definição clara das Rotinas; Cultura da organização; Subsistemas de Desenvolvimento das empresas (Processo de comunicação – Conceitos básicos, Comunicação oral e escrita – formal e informal – sistematização, Trabalho em equipe: características, Descrição do cargo e das funções, Desenvolvimento de competências – investimento pessoal, Avaliação de funcionários); e Aspectos Motivacionais – Da teoria à prática.

Para Ivonete Peres Alós “qualidade nunca é acidente; é resultado de uma intensão firme, de um esforço sincero, de direção inteligente e da execução caprichada”. “Por isso é importante capacitar quem está desempregado; mas muito mais importante é capacitar quem está empregado para garantir a sua empregabilidade’, senteciou a representante do PGQP-Norte.

O PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO E CAPACITAÇÃO DE GESTORES

Com o Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Gestores será trabalhada a qualificação nos modelos de excelência na gestão, disseminados pela Fundação Nacional da Qualidade e PGQP. O treinamento se dividirá em sete módulos, com conteúdos programados a partir dos resultados de pesquisa do Programa Mérito Lojista e do PGQP Norte, coletados ao longo de 2011.

Todos os módulos são divididos em três turmas em turnos diferentes, proporcionando a participação das empresas, segundo sua necessidade e disponibilidade. Os sete módulos a serem trabalhados são: (1) Gestão de Pessoas; (2) MEG – Modelo de Excelência na gestão – Critérios de Avaliação do PGQP; (3) Desenvolvimento de Liderança, Planejamento Estratégico, Gestão da Informação; (4) Gestão de Clientes; (5) Gestão de Processos: Gestão de Fornecedores, Gestão da Informação, Controle e Monitoramento de Processos; (6) Gestão Econômico-Financeira : Orçamento, Fluxo de Caixa; e (7) Ferramentas da Qualidade: Análise e Solução de Problemas, Programa 5S’s e Gestão Sócio-Ambiental.

O programa tem como público-alvo gestores e lideranças de organizações de empresas de Erechim e terá como local de treinamento o Salão de Eventos da CDL Erechim. Maiores informações junto à CDL Erechim ou pelo telefone (54) 3321-2488.