CNDL participa da entrega do plano de recuperação para empresas gaúchas com participação do Vice-Presidente Geraldo Alckmin

17 Maio, 2024

O presidente da CNDL, José César da Costa, se reuniu na tarde desta quarta-feira (15), das 14h às 15h, em Brasília, com o Vice-presidente e ministro do Desenvolvimento da Indústria, Comércio e dos Serviços, Geraldo Alckmin, para tratar das dificuldades enfrentadas pelas empresas do Rio Grande do Sul.

José César integrou como representante do setor de comércio e serviços e da Unecs. A comitiva foi liderada pelo deputado Domingos Sávio (PL-MG), presidente da Frente Parlamentar de Comércio e Serviços (FCS) e composta por presidentes de várias frentes parlamentares dos setores produtivos do país.

O grupo entregou ao vice-presidente um plano de recuperação das empesas gaúchas que foram gravemente atingidas pelas enchentes dos últimos dias. O documento faz um diagnóstico de situação e propõe medidas emergenciais para garantir a sobrevivência de empresas e empregos. Entre as propostas estão a abertura de linhas de crédito com mais facilidade para investimentos, o perdão de dívidas, prorrogação e suspenção de tributos, além da divulgação intensiva do App Ajuda Sul.

“Esse é um momento de união e de socorro às vítimas desse desastre. Entretanto, não podemos deixar de olhar para as milhares de empresas que estão de portas fechadas, o que pode compromete os empregos e a economia no Rio Grande do Sul”, disse José César.

O vice-presidente agradeceu a iniciativa do grupo e apresentou uma minuta de Medida Provisória que garantirá linhas de crédito facilitado aos empreendedores gaúchos, por meio dos bancos estaduais e cooperativas de crédito com maior presença física no estado.

A comitiva também reforçou as propostas da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) em apoio ao setor agropecuário e a necessidade de um auxílio abrangente e imediato à população a todos os setores afetados, além do reforço na segurança pública de forma geral para evitar o aumento de casos de saques, furtos, e atos de violência no estado.

Também estiveram presentes na reunião o presidente da FPA, Pedro Lupion, Deputado Zé Neto, vice-presidente da FCS, Deputado Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar do Biodiesel e vice-presidente da FCS, o presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo e da Frente Parlamentar do Brasil Competitivo, Deputado Arnaldo Jardim.