Programa Mérito Lojista da CDL Erechim é referência para outras regiões do país

6 Março, 2013

Delegação do Paraná visita entidade para conhecer programa desenvolvido pela CDL

Na última terça-feira (05 de março), na sala da presidência, da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim – CDL, na cidade de Erechim/RS, estiveram reunidos representantes da CDL Erechim, do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP-RS) e da cidade de São Miguel do Iguaçu, no Estado do Paraná. O município paranaense esteve representado pelo Secretário da Industria Comércio e Serviços, Luis Antonio Kljan, e pelo Assessor de Comunicação da prefeitura, John Lenon Bragagnollo. Acompanhou a visita o Diretor Administrativo da empresa SR Produtos Odontológicos, Daniel Rodrigues, que foi quem auxiliou na concretização deste encontro. A CDL Erechim esteve representada pelo seu presidente, Zilio Sartori Junior, e pelo Gestor Administrativo, Jean Morandini. O PGQP-RS foi representado pela secretária executiva do PGQP-Norte, Ivonete Peres Alós.

O objetivo da visita foi conhecer de perto o Programa Mérito Lojista (PML) e o Programa de Capacitação da CDL Erechim. Isto porque capitaneado pela Secretaria de Indústria e Comércio de São Miguel do Iguaçu (PR) um grupo de municípios no entorno de Foz do Iguaçu está iniciando um projeto muito parecido com o realizado na cidade gaúcha. Também estão desenvolvendo uma metodologia simplificada a partir do Modelo de Excelência (MEG) do PGQP para implantar melhorias na gestão das empresas daquela região paranaense.

Zilio Sartori Junior, presidente da CDL Erechim, ponderou que o PML foi planejado para ser simples, objetivo e para que todos pudessem participar. “Desde o ano de 2010 a CDL Erechim, em parceria com o PGQP-Norte, tem contribuído com as organizações de Erechim e região no sentido de promover o desenvolvimento e capacitação de lideranças empresariais, reconhecer as boas práticas de gestão e incentivar a criação de uma cultura de excelência na gestão por meio de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade”, informou Sartori.

O PML se tornou tão representativo que em paralelo a ele foi construído um Programa com diversos módulos de capacitação. O Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Gestores (PDCG) foi realizado entre os meses de janeiro e setembro de 2012 e, através do mesmo, foram capacitados aproximadamente 1 mil profissionais em sete módulos de treinamento e em outros cinco eventos referentes ao desenvolvimento profissional. O Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Gestores foi fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Erechim, Câmara dos Dirigentes Lojistas e Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

Ivonete Peres Alós, do PGQP, apresentou a metodologia e todas as etapas de construção, capacitação, avaliação e premiação do PML. “Todos os requisitos contidos no Sistema de Avaliação do PGQP estão no PML. Apenas a avaliação dos requisitos é feita com uma abordagem mais focada na realidade das empresas participantes”, informou Ivonete. “O próprio PGQP-RS criou, no Estado do RS, o SAGS – Sistema de Avaliação da Gestão Simplificado, atendendo a demanda de organizações dos mais variados segmentos, que é um modelo mais simplificado de avaliação, um instrumento de diagnóstico organizacional destinado a organizações que possuem um sistema de gestão que encontra-se em um estágio inicial” finalizou a representante do PGQP-Norte.

O Secretário, Luis Antonio Kljan, disse, ao final do encontro, que só acredita em trabalhos que atinjam as pessoas de maneira simples mas significativas. “O que precisamos é de treinamentos para mudar. Gostamos muito do que vimos aqui e, com certeza, vamos também nos basear no PGQP, que é algo grandioso, e adaptar para a nossa realidade local”, revelou.