Potencial de consumo para os próximos anos é estimado em 1 trilhão de reais

15 Setembro, 2011

Informação foi do Dr. Verner Antoni em palestra em comemoração ao Dia do Cliente.

Varejo na Visão do Consumidor: Tendências e Expectativas foi o tema da palestra de mais um Café do Varejo, promoção conjunta da CDL Erechim e Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho, em parceria com a empresa Antoni Assessoria Contábil. O evento, realizado na manhã do dia 15 de setembro, no Salão de Eventos da CDL, foi com foco no Dia do Cliente, comemorado em todo o Brasil nesta data, em homenagem aos consumidores, e teve como palestrante o Professor Dr. Verner Luís Antoni. Participaram da iniciativa o vereador Jaime Basso, representando a Câmara de Vereadores de Erechim; o diretor de Produtos e Serviços da CDL Erechim, Henrique Cervi; o vice-presidente do Sindilojas do Alto Uruguai Gaúcho, Tadeu Motim; e o Delegado Regional do CRC RS – Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Mateus André Benincá. Presentes grande número de associados das duas entidades: CDL e Sindilojas – e convidados.

Durante sua explanação, o professor Dr. Verner Luís Antoni, da empresa Antoni Assessoria Contábil, falou sobre as tendências do varejo, afirmando que o potencial de consumo no Brasil para os próximos anos é estimado em 1 trilhão de reais, valor esse superior a soma do PIB da Argentina, Uruguai, Paraguai e Portugal. Ele informou que o percentual de consumidores brasileiros com carteira assinada é de 42%, ressaltou o surgimento da Geração X, Y e Z, a Classe C Chique e falou que o crescimento das compras em redes geram concorrência e diminuição de custos, mas precisam se diferenciar.

Verner Luís Antoni, que é graduado em Administração de Empresas pela Universidade de Passo Fundo e possui Mestrado em Administração/Marketing pela URGS e Doutorado em Engenharia da Produção/Gestão e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina, também abordou como se dá o processo de tomada de decisão para a compra e fez uma reflexão sobre o consumidor, relacionando o que foi tendência em 2004 e o atual momento do varejo. Segundo ele, o varejo do passado buscava sortimentos especiais/exclusivos, gerava alguns serviços e focava suas energias na localização do PDV.

Hoje, ele está centrado em dois pilares: serviços ao cliente (serviços gerados na pré-venda, venda e pós-venda – relacionamento, informação, educação e treinamento, serviços no ponto de venda) e equipe (centralização versus descentralização; treinamento e desenvolvimento de habilidades; avaliação de desempenho e programa de cargos e salários; geração de indicadores de treinamento a partir de uma visão do mercado (cliente/concorrência); profissionalização mercadológica e operacional. Segundo ele, varejo é um conjunto de atividades de negócios cujo objetivo é adicionar valor a bens e serviços vendidos aos consumidores finais através de uma série de funções e ações específicas.

O professor também apresentou uma pesquisa de campo, onde mostrou o comportamento do consumidor. Uma constatação é que quase 100% das compras dos consumidores são direcionadas para si mesmo. Entre datas especiais ou comemorativas, nas quais o consumidor compra com maior frequência, está em primeiro lugar aniversários, seguido de Natal, Páscoa, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais e, por último, Dia dos Namorados. O dia da semana de preferência para o consumidor realizar compras é o sábado, com mais de 50% das respostas, vindo a seguir quarta e sexta-feira. Entre os tipos de lojas nas quais o consumidor compra com mais frequência estão supermercados, mercados e alimentos, seguido próximo de confecções e calçados e farmácia. Segundo a pesquisa, os fatores mais importantes que influenciam ou determinam a escolha de uma loja são o atendimento e o preço. Entre os aspectos que caracterizam um atendimento de qualidade em uma loja estão nas primeiras posições vendedores qualificados, sentir-se à vontade e não esperar para ser atendido. Ao finalizar, chamou a atenção de todos lojistas e comerciantes para a importância do relacionamento e de conhecer o comportamento de seu público alvo.

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