Mérito Lojista estadual homenageou fornecedores e personalidades

5 Dezembro, 2009

A 22ª edição do Prêmio Mérito Lojista, promovido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS, lotou o salão de eventos São José do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, na terça-feira, dia 1º/12/09.

O evento homenageou empresas e personalidades que se destacaram no ano de 2009.

Em seu discurso o presidente da FCDL-RS, Vítor Augusto Koch, disse que os lojistas não devem se abater com chuvas, tempestades, planos econômicos, feiras itinerantes e carga tributária insuportável que não sai do bolso do comerciante, mas de todas as famílias que consomem. “Para enfrentar tudo isso, o lojista precisa investir em gestão e muitos ainda não utilizam essa ferramenta essencial, principalmente no Rio Grande do Sul. As grandes redes obtêm ganhos de escala e acabam concorrendo de forma injusta com cartões próprios, prazos de 15 vezes sem juros. É necessário um regramento”, afirmou.

Segundo ele, os lojistas também estão mobilizados pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC 196/2009), que prevê que cada município possa regulamentar, além do horário de funcionamento do comercio, também o calendário de eventos promocionais de natureza econômica (feiras itinerantes). “Queremos conscientizar os deputados de que as feiras itinerantes vendem produtos de origem duvidosa, sem garantia de qualidade e de assistência técnica e sem emissão de nota fiscal. Os municípios perdem arrecadação e os comerciantes acabam não tendo como manter o nível de emprego, em razão da concorrência desigual. As feiras, que começaram comercializando produtos artesanais, atualmente vendem confecções, calçados, eletroeletrônicos, móveis etc.”, lamentou.

Muitas vezes, conforme Koch, projetos de lei deixam os empreendedores desanimados. Um exemplo é o projeto que regulamenta a profissão de comerciário e estabelece que os empregados no comércio tenham jornada de trabalho de seis horas diárias, que deverá ser cumprida entre as 7h e 19h. O estabelecimento comercial que funcionar durante todo esse período, prevê a proposta, deverá adotar regime de dois turnos. Tem ainda a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 231/95, que reduz a jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais sem redução de salário e aumenta para 75% a remuneração de serviço extraordinário. E completa: ”Como os pequenos comerciantes, que representam 98% dos associados das CDLs no Estado, conseguirão manter suas portas abertas e empregados com carteira assinada com projetos como esses?”

Segundo Koch, para homenagear os fornecedores dos varejistas, que apesar de todas as dificuldades, mantêm suas portas abertas empregando milhares de pessoas, foi criado o prêmio Mérito Lojista. “Aquele fornecedor que amplia prazos de pagamentos, tem agilidade na entrega de mercadorias em um momento que a rotatividade dos estoques é fundamental para manter a rentabilidade, além de confiar e incentivar os lojistas.”

Premiados

As seguintes personalidades foram escolhidas pela diretoria da FCDL-RS para receber o Troféu Mérito Lojista são: Personalidade política: deputado estadual Nelson Marchezan Jr (PSDB); Destaque em Gestão: prefeito de Uruguaiana, Sanchotene Felice (PSDB); Personalidade pública: deputado estadual Ronaldo Zulke (PT); Destaque Empreendedor: presidente do Conselho de Administração da Todeschini, José Eugênio Farina; Responsabilidade Social: presidente do Comitê de Ação Solidária do Gabinete da Governadora, Tarsila Rorato Crusius, Empresário Lojista: diretor-presidente das Lojas Becker, Eleonor Oscar Becker; Comunicação Empresarial: jornalista da Rádio Gaúcha Giane Guerra.

As empresas agraciadas foram Altenburg, Banrisul, Bibi Calçados, Castor Sul, Eternit, Fasolo, Get Net, Hanoff, Herval Móveis e Estofados, Intral, Itatiaia Móveis, Jornal Correio do Povo, Jornal do Comércio, Jornal O Sul, Jornal Zero Hora, Kildare Calçados, Madesa Móveis, Marpa, Metalúrgica Meber, Metalúrgica Mor, Panvel, Philips do Brasil, Plaza São Rafael, Quero Quero, Rádio Continental, Rádio Guaíba, Revista Expansão, Sicredi, SPC – RS, Springer Carrier, Sweda, Tilibra, TV Record, Unimed, Weber Quartzolit, Werner Calçados e Xalingo. As empresas foram escolhidas por meio de votação das CDLs.