INDICADORES CDL ERECHIM – 4 de abril de 2012

4 Abril, 2012

A CDL Erechim disponibiliza um resumo das últimas três pesquisas realizadas entre seus associados que revelam alguns indicadores importantes referente as vendas dos períodos em questão.

ESTIAGEM
(pesquisa realizada entre os dias 10 e 20 de março de 2012)

Quando perguntado se, na sua opinião, a estiagem ocorrida prejudicou ou prejudicará as vendas do comércio neste ano, a grande maioria (87%) respondeu que sim.

Já o índice médio estimado de queda das vendas em relação ao mesmo período do ano passado ficou em 19%.

A grande maioria aponta que apesar de Erechim possuir um perfil cada vez mais industrial, com grandes indústrias, ainda há uma grande influência do setor agrícola junto ao comércio, já que o mesmo é responsável por uma fatia significativa do mercado (especialmente em âmbito regional). Outro fator apontado é o grande número de notícias negativas em relação a diversos assuntos que chegam todos os dias até as casas dos consumidores fazendo que os mesmos retraiam suas compras.

Por outro lado alguns empresários apontam que todos devem estar sempre preparados para estas adversidades (já que uma crise em qualquer setor sempre afetará o comércio). Ainda mais quando os acontecimentos referentes ao clima estão se tornando cada vez mais freqüentes. Para isso, inclusive, há sugestão de que o empresário necessita estar cada vez mais preparado lançando mão de novas estratégias para conquistar novos clientes e despertar a freqüência do atual cliente na loja mesmo em tempos de certa adversidade.

INVERNO
(pesquisa realizada entre os dias 1º e 03 de abril de 2012)

Quando perguntado sobre a expectativa nas vendas de inverno em relação ao ano anterior:
– 35% das empresas responderam que o crescimento deverá ficar de 1% a 5% superior ao do ano passado;
– para 20% das empresas o acréscimo esperado é de 10% a 15% superior ao mesmo período do ano anterior;
– outras 20% apontam um crescimento no patamar de 5% a 10% ;
– 15% das empresas acreditam que o crescimento deverá ser maior do que 15%;
– 5% das empresas revela que as vendas serão iguais ao mesmo período do ano passado;
– e outras 5% das empresas responderam que o crescimento deverá ser menor que o ano passado.

PÁSCOA
(pesquisa realizada entre os dias 1º e 03 de abril de 2012)

Referente a data do calendário promocional que estamos vivendo no momento, a Páscoa, os empresários apontaram a seguinte expectativa em relação ao ano anterior:
– 28% dos empresários pesquisados responderam que as vendas deverão ser iguais ao mesmo período do ano passado
– 25% das empresas responderam que o crescimento será entre 5% a 10%;
– 21% apontou que suas empresas deverão ter um crescimento de 1% a 5% em relação a Páscoa passada;
– 13% das empresas respondeu que o crescimento será de 10% a 15% maior;
– 8% apontou um crescimento superior a 15%;
– 2,5% disse que as vendas serão menores do que a Páscoa passada; e
– 2,5% das empresas não responderam / não souberam estimar.

Segmento de atuação das empresas que responderam ao questionário:
38% – calçados e confecções
16% – móveis, eletro e decorações