Evento em Porto Alegre debate fortalecimento das CDLs e movimento lojista gaúcho

18 Maio, 2023

2º Encontro de Lideranças reúne nesta quarta e quinta-feira na capital gaúcha líderes empresariais do movimento lojista no Rio Grande do Sul

Presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner

O 2º Encontro de Lideranças promovido pela Federação Varejista do Rio Grande do Sul trouxe uma valiosa troca de experiências e aprendizados no movimento lojista. Considerado histórico devido aos temas debatidos e à ampla participação de representantes de todas as regiões do estado, o evento, realizado no auditório do Hotel Continental, promoveu o alinhamento de ideias e projetos em prol do segmento.

A presença de quase uma centena de participantes demonstrou a representatividade e o engajamento do movimento lojista no estado. O presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, agradeceu a todos os presentes e destacou a trajetória construída pela entidade regional.

“A Federação iniciou seu trabalho em 15 de setembro de 2021, sem sede, associados, mas com a disposição de construir algo novo. Tudo que conquistamos até agora foi resultado do esforço conjunto e do apoio dos associados. Existimos para os associados, e nossa satisfação é estarmos juntos. O associativismo é isso: pessoas unidas, dispostas a ouvir e a contribuir”, afirmou.

O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, parabenizou a realização do 2º Encontro de Lideranças e ressaltou a importância do alinhamento dos projetos e objetivos para o desenvolvimento do setor de comércio e serviços no Rio Grande do Sul. Ele enfatizou o orgulho da CNDL em ter a Federação Varejista do RS integrada ao Sistema CNDL.

Durante o evento, foram abordados diversos temas, incluindo aspectos jurídicos relacionados à elaboração de contratos e ao cumprimento das medidas estatutárias. O assessor jurídico da Federação Varejista do RS, Ivandro Roberto Polidoro, ressaltou a importância dos cuidados na documentação de cada entidade.

A diretora do Comitê Mulher Empreendedora da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Débora Balbinotti, apresentou o trabalho desenvolvido na área. O destaque foi a criação da primeira diretoria específica para mulheres empreendedoras e o objetivo de estabelecer núcleos em todas as CDLs do estado. Os núcleos têm como propósito promover qualificação, networking, projetos beneficentes e representatividade das mulheres e do empreendedorismo na sociedade.

Na sequência, o diretor da Supera Sistemas, Carlos Manfroi, detalhou características do programa desenvolvido de forma específica para entidades.

As relações institucionais e governamentais foram a temática seguinte ao intervalo, com a apresentação da diretora de RIG da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Clarice Strassburger. A área de Relações Institucionais e Governamentais (RIG) é a responsável por coordenar as ações de representação e de defesa de interesses da Federação e das Câmaras de Dirigentes Lojistas. O RIG da Federação Varejista do RS integra o Comitê Jurídico de Apoio Legislativo ao Sistema CNDL, para discutir temas que impactam o setor de comércio, serviços e empreendedorismo no Brasil. O RIG defende o fortalecimento da livre iniciativa; diminuição da burocracia, redução da carga tributária e defesa dos interesses dos representantes do movimento lojista.

O diretor administrativo financeiro da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, apresentou o trabalho que vem sendo desenvolvido na estruturação da entidade.

A CDL Jovem do Rio Grande do Sul foi representada pela sua coordenação formada por Lucas Magnani e Shaíze Roth. Eles detalharam as ações desenvolvidas pelo grupo no desenvolvimento e capacitação de líderes e gestores, fomentando um ecossistema de empreendedorismo, tecnologia e inovação.

Enfrentando os desafios do futuro do varejo com agilidade

Uma atividade especial no terraço do prédio marcou o encerramento do primeiro dia de programação. O grupo assistiu ao pôr do sol no Guaíba do alto do prédio e na sequência participou de uma atividade de integração coordenada pelos palestrantes João Sarate e Adriano Abreu da empresa Agile4U.

Programação

A programação do 2º Encontro de Lideranças continua no dia 18/05, com a construção coletiva do Planejamento Estratégico para o Movimento Lojista no Rio Grande do Sul. O encerramento está previsto para às 15h30min. Para quem não conseguiu estar presente no evento é possível ainda participar do segundo dia de atividades. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail administrativo@federacaovarejista.com.br.

Redação e coordenação: Marcelo Matusiak