Diretoria da CDL Erechim tem audiência com prefeito Polis

7 Abril, 2010

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim, Alexandre Zaffari, e os diretores Financeiro, Ademir Sebben, Administrativo, Paulo Massiero, e de Produtos e Serviços, Henrique Cervi, se reuniram com o Prefeito de Erechim, Paulo Alfredo Polis, na quarta-feira, 7, no Gabinete do Prefeito. Na pauta do encontro estava as Feiras Itinerantes, os vendedores ambulantes e o Mérito Lojista.

O presidente da CDL Erechim, Alexandre Zaffari, expôs sobre a aprovação, em segundo turno, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, da PEC 196/09, que trata da regularização das feiras itinerantes no Estado. A Proposta de Emenda Constitucional foi apresentada pelo deputado Luciano Azevedo (PPS) com mais 23 deputados, e foi elaborada com a colaboração efetiva de todas as CDL’s do Estado representadas pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas – FCDL-RS. Os diretores da CDL informaram também que o vereador Ernani Mello possui estudo para implantação em nível local de Lei que regulamente as Feiras Itinerantes. Paulo Polis se mostrou muito receptivo a esta causa, que visa defender os empresários erechinenses. Sugeriu que a entidade, em conjunto com o vereador Ernani Mello, entrem em contato com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e ampliem esta ação.

O segundo assunto acabou complementando o primeiro. Todos os diretores da CDL colocaram sua preocupação quanto à verdadeira invasão que está acontecendo em Erechim com os chamados vendedores ambulantes. O prefeito Polis uniu-se a este pensamento, mas informou que tudo o que pode, dentro da legislação, está sendo feito pela Prefeitura. Falou que atualmente estão defasados os valores da chamada “licença provisória” da qual se valem os ambulantes para se instalarem nas ruas de nossa cidade. Em sua opinião, o estudo deve ser ampliado e, com isso, incluir também os vendedores ambulantes na mesma ação que visa regulamentar as feiras itinerantes. Isso porque são muitas as ações que a Prefeitura está realizando em favor do empresário local, como o incentivo à formalização, o balcão empreendedor e a instalação da Junta Comercial. Segundo ele, tanto as feiras itinerantes quanto os vendedores ambulantes contradizem este pensamento.

Como terceiro assunto Alexandre Zaffari apresentou o projeto Mérito Lojista. Zaffari fez uma breve explanação do processo que visa reconhecer e premiar os empresários varejistas que aderirem a este trabalho que, acima de tudo, busca a capacitação do comércio local. Relatou que é um trabalho conjunto entre a CDL e o Sindilojas Erechim e que já conta com o apoio do escritório local do PGQP-RS. Polis adiantou seu apoio e pediu um tempo para estudar mais este assunto, com a leitura do projeto que lhe foi entregue. Sugeriu a ampliação das empresas abrangidas, ouvindo outras entidades e Secretarias e tornando-se um Mérito Empresarial, com a divisão em comércio, indústria e prestadores de serviços – podendo inclusive avançar para o setor primário -.

O presidente da CDL agradeceu o apoio e informou que é esta a visão da CDL: “queremos, com muita calma, construir um processo que venha premiar e reconhecer os méritos dos empresários através de diversos indicadores que ajudem na melhoria das empresas em todos os aspectos”, destacou Zaffari.
Alexandre aproveitou para informar que a CDL Erechim está com um grande calendário promocional para o ano de 2010, apresentando ao prefeito a Campanha do Dia das Mães: um dia de Rainha. Citou as outras ações do ano que vão contemplar todas as datas comemorativas e informou a realização, no mês de julho, da FEVESTE – Feira do Vestuário de Erechim.

O prefeito Paulo Polis agradeceu a presença dos empresários e colocou a prefeitura sempre a disposição para trabalhos conjuntos.