CDL Erechim segue trabalhando na defesa do setor produtivo porque todos somos essenciais

11 Março, 2021

No dia 19 de março o Estado do Rio Grande do Sul completa um ano do primeiro Decreto de Calamidade Pública em função do novo Coronavírus (Covid-19).

No dia 20 de março o município de Erechim acataria e também faria o seu primeiro Decreto sobre a Covid-19. Foram os primeiro 15 dias de comércio fechado.

Muito antes destas datas, ainda no dia 28 de fevereiro de 2020, a CDL Erechim patrocinava campanha de conscientização e prevenção ao contágio do Coronavírus. Foi a primeira de dezenas de ações que se seguiram e fizeram com que o comércio se adequasse e fosse um exemplo no atendimento com o uso de todos os protocolos de segurança.

A CDL, quando convidada, sempre se fez presente em todas as reuniões com os poderes constituídos e junto ao Comitê Municipal Covid-19.

Muitas semanas se passaram e desde a criação pelo Governo do Estado do programa do Modelo do Distanciamento Controlado, com os seus critérios e protocolos de bandeiras, Erechim sempre esteve entre as bandeiras vermelha e amarela. Inclusive, a CDL colaborou na elaboração de medidas de ajustes destas bandeiras e, quando permitido, no encaminhamento por parte das prefeituras da região da AMAU na Cogestão da Bandeira Vermelha para a Bandeira Amarela.

No dia 19 de fevereiro, pela primeira vez, a Região de Erechim (R16) obteve a classificação na Bandeira Preta.

No dia 20 de fevereiro, sábado, em contato com as autoridades, buscou-se a possibilidade de que o município e a região solicitassem a Cogestão de bandeira inferior. Ou seja, da preta para a vermelha.

Sabendo-se que a região não possuía Plano aprovado em nível Estadual para esta Cogestão de Preta para Vermelha, e com a informação que os prefeitos da AMAU estariam reunidos na manhã da segunda-feira, a CDL Erechim e outras entidades representativas (ACCIE, CODER e Sindilojas) foram recebidas na Prefeitura de Erechim, no final da tarde do domingo, dia 21, pelo prefeito Paulo Polis, para solicitar que fosse adotada esta Cogestão.

Para este fim, em pelo domingo (21/02) à noite, foi elaborada carta endereçada a todos os prefeitos, que por unanimidade na segunda-feira, dia 22/02, aprovaram a elaboração de um Plano de Cogestão.

Neste momento todas as prefeituras iniciaram a elaboração do plano, seguindo todos os trâmites legais, e em seguida o presidente da AMAU, prefeito Paulo Polis, esteve pessoalmente no Comitê de Crise Estadual, em Porto Alegre, para protocolar este pedido.

Na sexta-feira, dia 26/02, o Governo do Estado colocava todo o Estado do Rio Grande do Sul em Bandeira Preta e cancelava a possibilidade de Cogestão. Lembrando que, em Bandeira Preta, todo o comércio classificado como não essencial permaneceria fechado.

Devido ao pedido das entidades, o Governo do RS, em novo Decreto na noite do dia 26, permitiu a tele-entrega para estas empresas classificadas como não essenciais.

Mas isto não bastava.

A CDL Erechim seguiu trabalhando e usando de todos os meios legais disponíveis em sua luta em defesa de seus associados e de todo o comércio. Afinal, para nós TODOS SOMOS ESSENCIAIS.

No dia 03, em reunião extraordinária da CDL, juntamente com um grupo de empresários (que foi convidado para conhecer as ações da CDL novas decisões foram tomadas.

No dia 04 de março, a CDL Erechim juntamente com ACCIE, CODER, Unindústria e Sindilojas, elaboraram uma Carta (que foi protocolada na Casa Civil) que foi endereçada ao Governador Eduardo Leite, solicitando “o abrandamento dos critérios do protocolo da Bandeira Preta permitindo que o setor do Comércio possa trabalhar com lotação de 25% (vinte e cinco por cento) de trabalhadores, com atendimento presencial restrito e individualizado aos clientes, respeitando 8 m2 de área útil de circulação e seguindo rigidamente com os protocolos sanitários”.

Cópia desta carta foi entregue pessoalmente pela presidente da CDL Erechim, Rosangela Truylia, ao prefeito Paulo Polis e para a presidente da Câmara de Vereadores, Ana Oliveira.

No dia 05 novamente o Governo do Estado manteve todo o Estado na Bandeira Preta. E informando que esta classificação seria mantida até o dia 21 de março.

Na segunda-feira, dia 08 de março a CDL Erechim liderou movimento para que todas as CDL’s do Estado enviassem carta ao Governador. A carta, enviada pela CDL Erechim, foi adaptada pelas demais CDL’s e foram entregues por representante da FCDL na Casa Civil, em Porto Alegre.

No dia 09 de março, mais uma carta. Desta vez a CDL Erechim encaminhou pedido que foi entregue via e-mail para todos os Deputados Estaduais e alguns Deputados Federais para que se somassem ao clamor da classe empresarial junto ao Governador Eduardo Leite e sua equipe.

No dia 10, quarta-feira, a CDL Erechim emitiu Nota de Esclarecimento afirmando que TODO O COMÉRCIO É ESSENCIAL. Neste mesmo dia a CDL Erechim, com apoio e participação de outras entidades representativas, lançou a campanha TODOS SOMOS ESSENCIAIS que será amplamente divulgada através de cartazes, adesivos, redes sociais e demais meios de comunicação de massa.

A presidente da CDL Erechim, Rosangela Spiazzi Truylia, segue concedendo entrevista a diversos veículos de comunicação afirmando a posição da CDL Erechim na defesa da vida e da economia.

A CDL Erechim foi fundada no dia 05 de janeiro de 1966 e, nestes 55 anos, se consolidou como uma entidade representativa legalmente constituída.

Seguiremos incansáveis na defesa de nossos associados e de todo o setor produtivo, sempre agindo estritamente dentro da Lei e respeitando todos os poderes constituídos.

Todos aqueles que buscarem caminhar ao lado da CDL terão nosso apoio incondicional na defesa dos seus direitos.

Atenciosamente,

Rosangela Spiazzi Truylia – Presidente da CDL Erechim

Alessandro Soccol Barbieri – Vice-presidente da CDL Erechim

Ademir Sebben – Diretor Financeiro