CDL capacita duas turmas do Programa Mérito Lojista

26 Julho, 2010

Vinte empresas participaram de treinamento de 12 horas/aula

As primeiras 20 empresas participantes do Programa Mérito Lojista da Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim já concluíram os primeiros treinamentos. Divididas em duas turmas, as capacitações foram desenvolvidas de 13 a 15 de julho e de 20 a 22 de julho, e foram focadas no Instrumento de Avaliação da Gestão, que será a ferramenta responsável pela autoavaliação da empresa. Já está programada nova turma, com 20 empresas, para o próximo treinamento que será nos dia 11, 12 e 13 de agosto.

O Programa Mérito Lojista – PML – está sendo desenvolvido pela CDL em parceria com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade – PGQP – visando capacitar e desenvolver as lideranças e o segmento de comércio e serviços. É um reconhecimento que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das organizações, por meio de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Entre os objetivos do Programa estão reconhecer as boas práticas de gestão das organizações do comércio e serviços de Erechim, através de atividades de capacitação e desenvolvimento profissional, com foco no Modelo de Excelência da Gestão – MEG – e reconhecer as organizações que mais se destacaram na busca pela melhoria contínua da gestão. Tem como foco, ainda, despertar nas lideranças o interesse no conhecimento de metodologias de gestão.

BENEFÍCIOS

Os benefícios para os participantes, além do reconhecimento às empresas que buscam a melhoria da gestão, são proporcionar uma avaliação sistêmica, com o consequente diagnóstico da gestão, através de uma avaliação externa e imparcial, identificando o grau de desenvolvimento (maturidade) da estrutura diretiva, gestão administrativo-financeira e produtos e serviços oferecidos. Os líderes são capacitados em práticas gerenciais de reconhecida excelência que possibilitem incrementar seu negócio e auxiliar na elaboração e no acompanhamento do planejamento estratégico de suas organizações, na implantação de planos de ação e na construção de indicadores de desempenho estratégicos e gerenciais dos processos-chave. Os participantes terão, ainda, a oportunidade compartilhar práticas gerenciais de sucesso (benchmarking).

Entre outros benefícios dos participantes estão proporcionar o crescimento individual dos líderes e, consequentemente, do segmento; receber o Relatório de Avaliação, que contém Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias, a partir do qual pode ser estruturado um consistente Plano de Aperfeiçoamento do Sistema Gerencial; reconhecimento e visibilidade Regional como organização com uma gestão alinhada aos princípios da qualidade e aos Fundamentos da Excelência; reconhecimento da força de trabalho e da comunidade e consultoria gratuita de voluntários do PGQP.

O Programa continua com inscrições abertas até o dia 15 de agosto. Podem aderir todas as empresas do comércio varejista e de prestadores de serviços, desde que associados à CDL. A adesão é através do preenchimento da ficha de inscrição.

PARTICIPANTES

As empresas participantes destes dois primeiros treinamentos foram: Botolli, Índex, Destaque Enxovais, Cia Center, Gamboa, Tempo Todo, Supermercado Querência, Intuição G, Graffoluz, Anggellus, Loja dos Vestuários, Knecht, Cegama, Carvalho, Grapol, Mercadinho do Bebê, Santa Mônica, Elfos, Óptica Jung e Anna Poletti Chocolates.

AVALIAÇÃO

Segundo o coordenador do PML, Zílio Sartori Jr., as avaliações das duas primeiras turmas sobre o treinamento foram altamente positivas, com notas elevadas para o conteúdo programático, qualidade do material didático e metodologia. De acordo com Zílio, também foram destacados diversos pontos fortes, como esclarecimento das dúvidas sobre o programa, participação e integração entre os presentes, exemplos de pontos a melhorar nas empresas e o compartilhamento de experiências.

Zílio Sartori aproveita para divulgar o horário de plantões para a consultoria a ser realizada pelos voluntários do PGQP: de 27 a 30 de julho, 2 e 6 de agosto, 9 e 10 de agosto e 16 a 30 de agosto, sempre nos horários das 9h às 11h30min e das 13h30min às 17h30min, na sede da CDL Erechim.