CDL capacita duas turmas do Programa Mérito Lojista 2011

1 Agosto, 2011

As primeiras empresas participantes do Programa Mérito Lojista – Ciclo 2011 – concluíram os primeiros treinamentos. Divididas em duas turmas, as capacitações foram desenvolvidas de 11 a 14 de julho e de 25 a 28 de julho, no Salão de Eventos da CDL Erechim.

O Programa Mérito Lojista (PML) está sendo desenvolvido pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL) em parceria com o Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP-RS) visando capacitar e desenvolver as lideranças e o segmento de comércio e serviços.

O objetivo desta capacitação com 16 horas/aula é treinar pelo menos dois avaliadores em cada empresa apresentando o Instrumento de Avaliação da Gestão, que será a ferramenta responsável pela auto-avaliação das organizações participantes. Nestes treinamentos de avaliadores são abordados os Fundamentos da Excelência e aspectos de gestão organizacional com foco na construção e acompanhamento de indicadores de desempenho e, ainda, na capacitação destes Avaliadores internos das empresas para realizarem a segunda etapa do processo que é a auto-avaliação de cada organização participante.

O PML é um reconhecimento que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das organizações, por meio de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Entre os objetivos do Programa estão reconhecer as boas práticas de gestão das organizações do comércio e serviços de Erechim, através de atividades de capacitação e desenvolvimento profissional, com foco no Modelo de Excelência da Gestão – MEG – e reconhecer as organizações que mais se destacaram na busca pela melhoria contínua da gestão. Tem como foco, ainda, despertar nas lideranças o interesse no conhecimento de metodologias de gestão.

As empresas participantes destes dois primeiros treinamentos foram: Loja Virus, Cacau Show, Mecânica Reauto, Loja Gamboa, Lorenci, Sedução Moda Íntima, Botolli Veículos, Tevah, Loja Elfos, Marin & Dalponte – Liquigás, Cia Center, Loja Cegama, Jornal Diário da Manhã, Inviolável, Requinte Enxovais, Móveis Sebben e Aluminova Esquadrias de Alumínio. A terceira turma receberá sua capacitação entre os dias 8 e 11 de agosto.

BENEFÍCIOS

Os benefícios para os participantes, além do reconhecimento às empresas que buscam a melhoria da gestão, são proporcionar uma avaliação sistêmica, com o consequente diagnóstico da gestão, através de uma avaliação externa e imparcial, identificando o grau de desenvolvimento (maturidade) da estrutura diretiva, gestão administrativo-financeira e produtos e serviços oferecidos. Os líderes são capacitados em práticas gerenciais de reconhecida excelência que possibilitem incrementar seu negócio e auxiliar na realização de ampla avaliação gerencial da organização, analisando e aperfeiçoando as práticas de gestão; na elaboração e no acompanhamento do planejamento estratégico de suas organizações, na implantação de planos de ação e na construção de indicadores de desempenho estratégicos e gerenciais dos processos-chave; e na disponibilização pela CDL de produtos e serviços compatíveis com as necessidades dos clientes.

Os participantes terão, ainda, a oportunidade compartilhar práticas gerenciais de sucesso (benchmarking).

Entre outros benefícios dos participantes estão proporcionar o crescimento individual dos líderes, colaboradores e, consequentemente, do segmento; receber o Relatório de Avaliação, que contém Pontos Fortes e Oportunidades de Melhorias, a partir do qual pode ser estruturado um consistente Plano de Aperfeiçoamento do Sistema Gerencial (PASG); reconhecimento e visibilidade Regional como organização com uma gestão alinhada aos princípios da qualidade e aos Fundamentos da Excelência; reconhecimento da força de trabalho e da comunidade; direito do uso dos selos do PML e Parceiro Qualidade RS; divulgação na mídia; oficinas de gestão permanentes; descontos especiais nos Programas de Treinamento, Capacitação e Assessoria da CDL Erechim; certificado de participação no processo de auto-avaliação e avaliação externa por equipe voluntária do PGQP Norte.

Ao final do processo e dependendo da pontuação alcançada as organizações serão premiadas com Diploma, Medalha ou Troféu, podendo utilizar este reconhecimento para fins de publicidade, desde que citada a modalidade e o ano da premiação.

AVALIAÇÃO

As avaliações das duas primeiras turmas sobre o treinamento foram altamente positivas, com todas as notas elevadas para o conteúdo programático, qualidade do material didático, carga horária, instrutor (domínio do assunto, clareza e objetividade, metodologia e integração com o grupo) e organização (divulgação, atendimento, instalações e recursos audiovisuais).

PARTICIPANTES DO PML 2011

Ao total, até o momento, são 34 empresas que aderiram ao PML Ciclo 2011. São elas: Loja Cegama, Bitshop, Botolli Veículos, Móveis Sebben, Simão Imóveis, Antoni Assessoria Contábil, Clínica Santa Mônica, Marcolin Indústria Têxtil, Pomba Branca, Cali Modas, Loja Gamboa, Mecânica Reauto, Lorenci, Loja Virus, Sedução Moda Íntima, Inviolável Monitoramento, Loja Tevah, Loja Sapeca, Cacau Show, Loja Marcolin, Suprema Comunicação, Jornal Diário da Manhã, Marin & Dalponte – Liquigás, Jornal Bom Dia, Requinte Enxovais, Cia. Center, Aluminova Esquadrias de Alumínio, Loja Elfos, Vaccaro Materiais de Construção, Appoiare, Cetec Eletroeletrônica, Medicina Diagnóstica, Loja Index e Centro de Pinturas.

PATROCINADORES PML 2011

O PML 2011 está sendo desenvolvido mais uma vez pela CDL Erechim em parceria com o PGQP-RS e conta com o patrocínio das empresas: Solucred S.A. Securitizadora de Créditos e Seguros, Simão Imóveis, Antoni Assessoria Contábil, Mingoti Tur Agência de Viagens, Moinho Erechim (farinhas Dona Ana e Altíssima) e Cartass Indústria de Embalagens e Gráfica.