Apresentado projeto para desenvolver o comércio varejista de confecções, calçados e acessórios

21 Dezembro, 2009

A CDL, Sindilojas, Sebrae, Senac, Prefeitura de Erechim – Secretaria de Desenvolvimento Econômico – e AD Alto Uruguai assinaram, na última sexta-feira, 18, um compromisso de parceria para dar início à execução do Projeto Desenvolver o Comércio Varejista de Confecções, Calçados e Acessórios de Erechim, que vai abranger 100 micros e pequenas empresas do segmento do comércio.

O termo de cooperação tem vigência de 24 meses, a contar de 1º de janeiro de 2010 a 30 de dezembro de 2011. Assinaram o documento o presidente da CDL Erechim 2010-2011 Alexandre Zaffari, o vice-presidente do Sindilojas André Faversani Marcolin, o diretor do Senac Unidade Erechim Hélio Bernardon Júnior, o secretário adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico Volmar Natalino Baschera, o secretário executivo da Agência de Desenvolvimento do Alto Uruguai Adelino Collet, o gerente regional do Sebrae Planalto e Norte Jeferson Emílio de Souza e a gestora de projetos do Sebrae Planalto e Norte Julia Colnaghi Lavall Viera.

O Projeto foi apresentado pelo gerente regional do Sebrae Planalto e Norte, Jéferson Emílio de Souza, que explicou que o objetivo é promover o desenvolvimento do comércio através do aumento do faturamento, acesso à inovação e tecnologia e melhorias nas práticas de gestão dos negócios. Julia Colnaghi Lavall Viera, também do Sebrae, disse que o foco estratégico é desenvolver a gestão administrativa, financeira, comercial e de pessoas, fomentar o uso de novas tecnologias, promover o acesso a mercados, aumentar os resultados financeiros das empresas e implantar a gestão por indicadores de desempenho.

AÇÕES

A contratualização com os parceiros é a primeira ação do projeto, que engloba a estruturação do projeto. Mais seis ações estão previstas: Gestão e Monitoramento do Projeto, Acompanhamento da Execução das Mensurações, Acompanhamento da Execução das Avaliações, Promover a Inovação e Tecnologia, Promover a Educação e Capacitação em Gestão e Promover o Acesso a Mercado. Para isso, serão realizadas reuniões de estruturação, organização do cadastro, realização e divulgação de pesquisa, avaliações, palestras, realizar diagnósticos, oferecer consultorias, seminários, cursos, missão técnica, missão empresarial e rodada de negócio com indústrias. Para ingressar no projeto é necessário ser micro ou pequena empresa (até 49 funcionários) e ser do segmento.

A diretora de Promoções, Eventos e Comunicação da CDL Erechim, Gláucia Maria Dalla Costa Deboni, elogiou o projeto e disse que 100 empresas é um número grandioso. O vice-presidente do Sindilojas, André Marcolin, enalteceu a união de todas as entidades em prol do crescimento de Erechim e desenvolvimento do comércio, afirmando que, no futuro, esta proposta deverá ser estendida para outros segmentos. Marcolin também destacou que o projeto está inserido nos objetivos estratégicos do comércio contemplados no Planejamento Estratégico de Erechim – Agenda 2018. O secretário executivo da AD Alto Uruguai, Adelino Collet, destacou as conquistas da comunidade na área de capacitação como o IFET e outras ações, mas ressaltou que foram resultado de uma mobilização que não é de hoje, mas de longo tempo. Adelino também falou no planejamento estratégico da região que, hoje, está servindo de modelo para outras cidades do Estado e, mesmo, fora dele.

O secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Volmar Baschera, reforçou que a Prefeitura de Erechim sempre será parceira em iniciativas que visem o desenvolvimento de Erechim e Região.