Arthur Bender é publicitário; especialista em Estratégia de Marcas. Graduado em Letras Francês/Português tem pós-graduação em Literatura Brasileira e em Marketing pela FGV-RS. É presidente da Key Jump – Inteligência, Estratégia e Branding e presidente e diretor de Planejamento da Selling–Outlier Thinking (empresa de negócios e comunicação). Atualmente exerce o cargo de vice-presidente de Planejamento e Marketing da ADVB-RS. Tem 20 anos de experiência no planejamento estratégico de grandes marcas nacionais e internacionais como a Telefonica Móvel, na Europa. Foi premiado por três anos consecutivos como Profissional de Planejamento do Ano no RS. É o autor do livro “Personal Branding – Construindo a sua Marca Pessoal”, livro brasileiro mais vendido no segmento de marketing.
Este evento da CDL Erechim integrou o Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Gestores (PDCG), que até o momento já capacitou mais de 700 pessoas nos módulos que já foram realizados. O programa segue no mês de agosto com um workshop de encerramento com o tema Liderança e Motivação. O PDCG tem as inscrições gratuitas. Este programa é uma parceria da CDL Erechim e do PGQP Norte e conta com o apoio da Prefeitura de Erechim.
Na abertura da palestra o vice-presidente da CDL Erechim, Evandro Fhynbeen, falou sobre a importância da qualificação para todas as pessoas, em todos os momentos. “Foi este motivo que nos levou a trazermos o Arthur Bender novamente até Erechim para nos falar sobre sua experiência no gerenciamento de marcas, especialmente a pessoal”, disse Evandro. Fhynbeen, que também é o presidente do PGQP Norte, ressaltou o investimento da CDL erechim neste ano na capacitação. “O Programa de Desenvolvimento e Capacitação de Gestores e o Programa Mérito Lojista são dois grandes exemplos da visão da CDL na busca da qualidade contínua. No PDCG são mais de setecentas pessoas treinadas; e o Mérito Lojista é uma grande oportunidades para todas as empresas evoluírem”, completou o vice-presidente. O PML 2012 tem até o momento a participação de 21 empresas, que já tiveram os seus avaliadores internos treinados nos Critérios de Excelência. O programa permanece aberto para novas adesões. Como incentivo aos participantes será sorteado entre as lojas que aderirem ao PML uma viagem (com acompanhante) de sete dias, com tudo pago, para a Convenção Nacional do Comércio Lojista, a ser realizada em novembro deste ano na cidade de Natal/RN.
Durante a sua palestra, Arthur Bender buscou mostrar como o mundo está cada vez mais complexo, as consequências desta nova realidade, o que devemos fazer para nos diferenciarmos e os sete pecados da marca pessoal.
Para Bender temos hoje um paradoxo muito grande na comunicação. “Há uma grande riqueza de informação e uma enorme pobreza de atenção”, explica. Com isso cada vez mais temos mais escolhas a fazer e menor tempo para decidir. “Tudo ficou muito semelhante. Precisamos buscar a reputação e o significado da marca. Pois, sem reputação não há confiança; e sem confiança não há chance de escolha. E só seguiremos as marcas que tenham algum significado para as nossas vidas”, ensina.
Ele também explica que quatro são os fatores-chave para a construção de valor para a sua marca pessoal: reconhecimento da marca, diferenciação, relevância da marca e qualidade percebida da marca.
Bender finalizou a sua apresentação revelando os sete pecados capitais em Personal Branding (marca pessoal). São eles: a preguiça (depois que a gente aprende uma coisa, deixamos de conhecê-la de fato); a ira (destruição de valores pelos relacionamentos); a arrogância (acreditar que é o que está escrito no cartão de visitas); a gula (querer ser tudo e não ser nada); a luxúria (a visibilidade pela visibilidade); a cobiça (foco no dinheiro e não na realização); e a avareza (acumulação de patrimônio em detrimento a construção de um legado).
Arthur Bender finalizou a sua palestra deixando uma pergunta: “Que marca você quer deixar?”, sentenciou. Ao final, o palestrante foi aplaudido de pé pelos mais de quatrocentos presentes e que prestigiaram mais uma ação da CDL Erechim em prol da capacitação de seus associados.