Políticas Públicas 4.0 reúne líderes do setor empresarial do Rio Grande do Sul

26 Maio, 2022

Iniciativa tem como objetivo ajudar a formar líderes para representação institucional e aproximar empresários de políticos com atuação estadual e nacional

Representantes do movimento lojista no Rio Grande do Sul participaram do encontro realizado na tarde desta quinta-feira (26/05) no Hotel Plaza São Rafael. O projeto foi conduzido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas em parceria com o SEBRAE Nacional. O presidente da Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner, relatou com entusiasmo o momento de unificação e fortalecimento do segmento.
“Vocês sabem a importância que cada CDL tem no seu município. Agora, vocês vão descobrir a força no estado e no país. Essa estrutura está aqui para servi-los” disse.
O presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, reforçou o papel importante do comércio no desenvolvimento econômico do país.
“Queremos que cada um entenda como pode contribuir e ajudar a sua cidade. Trabalhar de forma conjunta com prefeitos, câmaras municipais de vereadores e governadores torna possível a concretização de melhorias e inovações. É dessa forma que a CDL cresce e se torna representativa. Queremos ser cada vez mais fortes e estamos felizes de estarmos aqui, no Rio Grande do Sul, vivendo este momento marcante para todos”, disse.
Além dos presidentes da CNDL e SPC Brasil, participaram presidentes, diretores e executivos de diversas CDLs, e presidentes de Federações estaduais.
O encontro foi conduzido em cada tema a fim de estimular o debate e a consolidação de fundamentos essenciais aos líderes do setor de comércio e serviços, como protagonismo, ética e associativismo. Também foram apresentados estudos e pesquisas com objetivo de embasar a formulação de políticas públicas com foco nas micro e pequenas empresas do setor.
A primeira palestra foi apresentada pela advogada com especialização em Economia e Gestão e em Relações, Karoline Lima.
“O objetivo é contribuir para o desenvolvimento do setor de Comércio e Serviços, defender os interesses dos associados do Sistema CNDL. Assim, asseguramos o fortalecimento do associativismo e estimulamos e promovemos o empreendedorismo”, disse.
A articulação em rede foi uma das bandeiras defendidas pelos palestrantes.
“É fundamental o alinhamento de pautas e estratégias com os líderes do Sistema CNDL, a integração com entidades representativas do setor de comércio e serviços e associações do setor privado (stakeholders externos). Além disso a articulação com as Frentes Parlamentares e Poderes Constituídos (stakeholders decisores)”, explicou o superintendente da CNDL, Marco Antônio de Oliveira Corradi.
A apresentação da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), trouxe o detalhamento da estrutura atual e ações que oferecem potencial de crescimento para os negócios. Em sua fala, o vice-presidente, Eduardo Alves Fayet, explicou o processo de mudança na sociedade atual, usando os conceitos do mundo atual que está se transformando de VUCA (sigla em inglês para Volatilidade, Incertezas, Complexidade e Ambiguidade) para BANI (sigla em inglês para Frágil, Ansioso, Não Linear e Incompreensível)
O evento integra a programação do 1º Encontro de Lideranças, promovido pela Federação Varejista do Estado do Rio Grande do Sul. À noite, acontecerá Jantar Festivo na Associação Leopoldina Juvenil com autoridades e convidados.

CDL Erechim presente
A CDL Erechim esteve presente no evento representada pela presidente da entidade, Rosângela Spiazzi Truylia, e pela diretora de serviços, Débora Balbinotti Lunardi. Acompanharam as diretoras o Gestor da CDL Erechim, Jean Morandini, a responsável pelo setor comercial da entidade, Marilice Marinello, e a assessora de comunicação, Florinda dos Santos Chaves.

Como surgiu o Projeto Políticas Públicas 4.0
A parceria com ao Sebrae Nacional foi amplamente reconhecida como um marco nos mais de 60 anos do Sistema CNDL e seus resultados foram ressaltados positivamente por todas as entidades que tiveram a oportunidade de participar das ações realizadas. Uma das prioridades é a elaboração de estudos e pesquisas que servem de insumo para os líderes do Sistema CNDL e atores políticos utilizarem ao defender os interesses do setor. O projeto PP 4.0 já realizou 29 ações em 17 estados com mais de 3 mil lideranças qualificadas.

Redação: Marcelo Matusiak – Assessoria de Imprensa da Federação Varejista do RS
Foto: Florinda Chaves