Palestra Gestão Além da Planilha com Paulo César Tinga

14 Julho, 2022

Na noite do dia 13 de julho, quarta-feira, tendo como local o Salão de Atos da URI Erechim, foi realizada a Palestra Gestão Além da Planilha com Paulo César Tinga. A palestra foi realizada através de parceria entre o Sebrae RS e a CDL Erechim e contou com o patrocínio da Sicredi UniEstados e o apoio da URI Erechim. Estiveram presentes integrantes da diretoria e equipe da CDL Erechim, empresários e colaboradores de empresas associadas à CDL Erechim, parceiros da Sicredi UniEstados e do Sebrae, alunos e colaboradores da URI Erechim, imprensa e comunidade em geral.
Às 18h30, no interior do Salão de Atos da URI, aconteceu uma Coletiva com a Imprensa local, onde os representantes dos veículos de comunicação puderam conversar com o palestrante da noite.
Às 19h30 iniciou o evento com a palavra do gerente da Sicredi UniEstados, Cleiton Muller, que falou em nome da instituição. Logo em seguida a gestora de projetos do Sebrae RS, Cátia Regina Roy, fez o seu pronunciamento falando sobre a parceria com a CDL Erechim e apresentando o projeto Empretec, que está com inscrições abertas em nossa cidade. Para finalizar o uso da palavra, a presidente da CDL Erechim, Débora Balbinotti Lunardi, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos que lotaram o Salão de Atos da URI para ouvir o palestrante da noite, Tinga, “um ídolo no esporte que agora trilha um novo caminho de sucesso como empreendedor, empresário e palestrante”, destacou. Débora também lembrou que esta palestra é uma homenagem da CDL a duas datas: o Dia do Homem a ser comemorado no próximo dia 15 de julho e o Dia do Comerciante a ser comemorado no dia 16 de julho.
Paulo César Tinga subiu ao palco falando sobre a sua história de vida e dos motivos que o levaram a não desistir dos sonhos de ser atleta apesar de todas as dificuldades no início da carreira. “Toda vez que você toma uma decisão tem uma consequência, positiva ou negativa. A escolha é sua”, pontuou Tinga. Ele também revelou alguns dos momentos marcantes da sua vida e de como encarou o fim da sua carreira como jogador de futebol, aos 37 anos. “Nesta idade as pessoas em geral estão se consolidando em suas carreiras; para o jogador de futebol é o contrário, significa o fim da carreira. Foi neste momento que decidi mudar, apesar das dezenas de convites para seguir como jogador ou atuando no meio do futebol em outras funções. Eu decidi voltar aos bancos escolares e fazer perguntas. Sim porque o que move o mundo são as perguntas e não as respostas”, destacou. Revelou três das maiores emoções da sua vida: quando conseguiu realizar o sonho de comprar uma casa para sua mãe; quando fez o gol do título da Libertadores em 2006 para o time do seu coração, o Internacional; e quando conclui os estudos e foi surpreendido pela direção da escola com a presença de toda a sua família na entrega do Certificado de Conclusão. Tinga fez questão de não entrar em questões de rivalidades esportivas. Para ele tanto Inter (onde atuou por quatro anos) quanto Grêmio (onde somou seis anos) foram muito importantes, assim como os demais clubes que atuou na Europa, Japão e, claro, a Seleção Brasileira.
Voltando ao tema da palestra ele deu alguns conselhos, como ter cuidado. Fazendo uma comparação a uma imagem de um avião no solo e no ar, Tinga destacou que “quanto mais alto você está menor você fica. Quer ser grande? Fica no chão. Não se distancie das pessoas e tenha respeito por todos”. Tinga também revelou que em suas perguntas a empresários de sucesso é que o maior desafio de uma empresa está na gestão de pessoas. Por isso disse que “melhor curso de gestão de pessoas é conversar com as pessoas”. “A gente conhece mais do aparelho celular que está na nossa mão, do que a pessoa que convive com a gente, ao nosso lado. Não critique uma pessoa antes de conhecer as suas dificuldades e as suas dores”, sentenciou. Ao final Paulo César Tinga abriu espaço para perguntas e ficou à disposição para fotos com os presentes, atendendo a grande fila que se formou nos dois lados do palco. Ele também recebeu das mãos da presidente da CDL e dos diretores da entidade e dos representantes do SEBRAE, uma Cesta de produtos produzidos na cidade de Erechim.
A Palestra Gestão Além da Planilha com Paulo César Tinga foi realizada através de parceria entre o Sebrae RS e a CDL Erechim e contou com o patrocínio da Sicredi UniEstados e o apoio da URI Erechim.

Texto e fotos: Luís Carlos Chaves