Entidades elaboram carta solicitando Cogestão

23 Fevereiro, 2021

Entidades representativas elaboraram uma carta, que foi entregue no início da manhã desta terça-feira (23) ao prefeito de Erechim e presidente da AMAU, Paulo Polis, solicitando a defesa para a aprovação da Cogestão de bandeira menos restritiva por parte dos municípios da região, em especial no tocante ao setor do comércio e serviços.

Esta correspondência foi assinada pelos presidentes da CDL Erechim, Rosângela Spiazzi Truylia; Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola; ACCIE, Fábio Vendrúsculo; e CODER, Mário Cavaletti.

Inclusive, Polis concedeu entrevista a veículo de comunicação informando que levaria este pedido para reunião da AMAU que aconteceria às 8h30 da manhã desta terça-feira.

ERECHIM SEGUE COM OS PROTOCOLOS DA BANDEIRA PRETA

Enquanto todos os trâmites não forem vencidos (aprovação de 2/3 dos prefeitos da AMAU, elaboração do Plano de Cogestão de bandeira preta para vermelha, assinatura de um técnico responsável, envio para o Governo do Estado, estudo e aprovação do plano pela equipe estadual e publicação da decisão por parte da Prefeitura de Erechim) cabe salientar que Erechim segue com os Protocolos de Bandeira Preta.

CONFIRA A ÍNTEGRA DA SOLICITAÇÃO DAS ENTIDADES PARA A AMAU:

Erechim, 23 de fevereiro de 2021.

Exmo. Sr. Paulo Alfredo Polis
Presidente da AMAU

Vimos, através desta, enquanto entidades representativas em nível regional, solicitar aos senhores prefeitos integrantes da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU), para que aceitem a Cogestão para manter em funcionamento o sistema de cogestão estadual, pelo qual é permitido que os municípios atuem com protocolos locais ou bandeira inferior à classificação do Modelo de Distanciamento recomendado.
Somos sabedores que os senhores são sensíveis ao apelo realizado pelo setor produtivo integrado pelo comércio e serviços em nível local e regional.
Apoiamos ativamente todas as ações de prevenção e mitigação da contaminação do Coronavírus (Covid-19), desde os primeiros sinais de que esta poderia se transformar em uma pandemia global, orientando os nossos associados a seguir os procedimentos preventivos em seus estabelecimentos, tanto no que se refere aos colaboradores, como aos clientes. Lembrando que o comércio, em especial, não é o local onde acontece a disseminação da Covid-19.
Sabidamente, neste período de tempo, a atividade lojista local e regional foi amplamente impactada, estancando a dinâmica mais importante em qualquer economia, de gerar renda e, consequentemente, empregos.
Um novo fechamento, com certeza, significará na cessação de muitos empreendimentos, acarretando no fechamento de empresas e de postos de trabalho. Somente em Erechim o comércio gera mais de cinco mil empregos diretos, sendo estas empresas majoritariamente pequenas e familiares, com capital de giro extremamente limitado e incapazes de sobreviver mais do que alguns dias na inatividade.
Somos a favor da vida, porém contrários as medidas injustas adotadas ao setor do comércio.
Os impactos no dia a dia dos lojistas são evidentes e gigantes, inclusive com o questionamento, de como conseguirão estes empresários, com suas empresas fechadas, manter em dia o pagamento de aluguéis, dos salários e dos tributos?
Além disso, o comércio é o último setor de uma complexa e enorme cadeia produtiva, que inclui os setores de logística, serviços, setor público e indústria. Inclusive fica a pergunta, estando a indústria permitida a funcionar, a quem ela produzirá já que, com o varejo fechado, não existirão novos pedidos?
Em contrapartida outros setores estão atendendo, inclusive comercializando bens, produtos e serviços idênticos aos que são oferecidos pelas empresas que estão privadas de trabalhar neste momento.
Estamos num momento em que vivemos duas pandemias: a da Covid-19 (que merece nosso respeito) e a da falência de muitos setores da nossa economia (que merece um socorro imediato).
E a única forma de evitar que esta situação piore ainda mais, é compatibilizar os cuidados com a mitigação da propagação da Covid-19 e a manutenção da base econômica.
Por isso, clamamos aos Prefeitos da AMAU a compreensão e o apoio de todos, pois não vivemos isoladamente. Somos uma grande região, que unida se fortalece ainda mais.
Seguiremos parceiros incondicionais da saúde pública. Mas precisamos principalmente sermos parceiros da saúde financeira de nossos associados.
Aguardamos seu deferimento,
Atenciosamente,