Dentro do Programa Excelência no Varejo desenvolvido pela CDL Erechim, Sindilojas Erechim e Sebrae, foi realizado na última quinta-feira, 24, um Bate-Papo Empreendedor com lojistas e gerentes de lojas. O palestrante da noite foi o empresário Ricardo Meneguzzo, da Índex/Chopper, que apresentou o Guia de Gestão de Varejo. Deram as boas-vindas aos presentes o presidente do Sindilojas Erechim, Francisco José Franceschi, e o diretor de Marketing da CDL, Zílio Sartori, que explicaram os objetivos do Bate-papo Empreendedor e do Programa Excelência do Varejo desenvolvido em parceria envolvendo lojistas e empresários de Erechim.
A proposta dos organizadores com o evento promover um bate-papo com importantes empresários, compartilhando a história do empreendedor, conhecer suas experiências e ouvir as suas dicas de um negócio de sucesso.Ricardo Meneguzzo, que há 39 anos é diretor comercial da JR Meneguzzo/Índex/Chopper lembrou que sua vida profissional começou com varejo, para depois seguir para a indústria. Ele explicou que o que estaria repassando nada mais era do que um resumo de um curso elaborado por uma empresa que presta consultoria em sua loja, de São Paulo. Disse que a apresentação original tem mais de três horas, mas fez uma seleção de coisas que considerava importante para repassar para se poder conhecer o negócio do varejo.
Segundo ele, o objetivo de todo empresário é seguir a sigla GDSF – Ganhar Dinheiro e Ser Feliz -. Conforme falou, por muito tempo se falou que o foco era no cliente e, hoje, passou a ser no cliente. Ricardo falou por uma hora e meia sobre o Guia de Gestão no Varejo, dando valiosas dicas aos presentes de como não fazer uma gestão amadora, mas uma gestão profissional. O objetivo do seu guia, que ele aplica com seus clientes, é ajudar aos lojistas a se organizarem em termos de gestão.
O palestrante falou que para obter sucesso era preciso realizar uma gestão integrada dos 4 “ASES”, que são Abastecimento, Ambientação, Atendimento e Administração. Ricardo Meneguzzo deu dicas importantes de como atender cada um destes As. Explicou que para o lojista o que vale é o cliente convertido – que é o que realiza alguma compra – e não o atendido – que é o que entra na loja. Segundo ele, é preciso saber quantos clientes entram na loja por dia, quantos são atendidos, quantos realizam compras. “É preciso medir tudo o que acontece na loja”, ressaltou. Conforme falou, o que o administrador de varejo deve buscar é o crescimento sustentado e o lucro crescente. Recomendou que os lojistas tenham em suas lojas novidades constantes, ou seja, comprar menos, mas com mais freqüência.