Cerca de 80 pessoas assistiram no dia 15 de setembro, no Café do Varejo, a palestra “A arte de (saber) ser líder” com o empresário Eduardo Tevah, um dos mais consagrados e requisitados conferencistas do Brasil. O evento foi promovido em parceria pelo Sindilojas Erechim e a CDL, e integrou a programação de 50 anos do Sindilojas e a comemoração do Dia do Cliente. Estiveram presentes na palestra vários empresários do ramo do comércio e do varejo que durante a apresentação de Tevah, ficaram atentos à sua experiência de profissional bem sucedido, além dos pensamentos e aprendizado passados pelo empresário. A abertura do Café do Varejo foi feita pelo presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, e pelo vice-presidente da CDL, Zílio Sartori Jr.
Com 30 anos de profissão e apesar de ter cursado vários cursos de especialização, inclusive na Europa e Estados Unidos, Eduardo Tevah afirmou que faz questão de dizer que tem pós-graduação na “FABABA – Faculdade da Barriga no Balcão”. Ao iniciar sua palestra, destacou o novo ciclo de prosperidade que o país vive hoje. Segundo ele, já é consenso mundial de que em 2018 o Brasil será a quinta maior economia do mundo.
Eduardo Tevah falou que atualmente os empresários do varejo enfrentam três grandes desafios: uma concorrência cada vez maior em todas as áreas, um consumidor cada vez mais exigente e a gestão das pessoas que está cada vez mais complexa. Segundo ele, é essencial que os funcionários tenham alta competência técnica aliada à alta competência humana. “Apenas um deles não basta”, assegurou. Tevah também destacou que os candidatos a uma vaga de emprego já sabem exatamente o que dizer e o que não dizer nas entrevistas. São mecânicos e treinados. É preciso encontrar uma maneira de contornar isso e testá-lo realmente. E deu uma dica: Não contrate quem não sorri. Se não sorriu na entrevista, não vai sorrir para o seu cliente.
Durante sua palestra explanou sobre o que considera o triângulo do sucesso em gestão: “Treinar: quem trabalha com gente, não pode fugir do treinamento; Mobilizar: todos os funcionários devem focar um objetivo comum e ir na mesma direção; e Avaliar: o diálogo é fundamental e, hoje em dia, está cada vez mais escasso”, comentou. Outra dica que Tevah deu aos presentes foi para não economizar elogios aos funcionários, não criticar na frente de outras pessoas e comemorar os bons resultados. Conforme falou, o caminho mais curto para atingir resultados é focar na satisfação dos clientes. Para ele, é necessário ter uma equipe de vendas altamente qualificada para ter um atendimento show.
Ao finalizar, afirmou que o maior erro que os líderes comentem é não saber distinguir amizade e frieza. “É preciso encontrar um meio termo entre estas duas atitudes. Ninguém lidera amigos”, sentenciou. Eduardo Tevah recomendou, ainda, para que os empresários estejam mais perto de sua equipe e de seus clientes. Além disso, reafirmou que é necessário colocar amor naquilo que se faz.