DESAFIO DE SE TORNAR COMPETITIVO ATRAVÉS DAS PESSOAS

2 Setembro, 2009

Dentro do Programa Excelência no Varejo, a CDL Erechim, o Sindilojas e o Sebrae promoveram na noite de segunda-feira, 31, uma Reunião Temática com a consultora e psicóloga do Sebrae, Mara Lucia de Almeida Ferreira, tendo como tema principal: Os desafios de se tornar competitivo através das pessoas. O encontro que contou com a presença de mais de 100 empresários foi realizado no Salão de Eventos da CDL. Participaram da abertura o presidente da CDL Erechim, Henrique Cervi; o vice-presidente do Sindilojas, André Faversani Marcolin; a gestora do Projeto Polo de Pontos de Venda da Regional Planalto e Norte do Sebrae, Julia Colnaghi Lavall Vieira; a coordenadora de gestão de pessoas da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Gotler, representando a vice-prefeita Ana de Oliveira; o secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Volmar Natalino Baschera; diretoria e associados da CDL e Sindilojas.

O objetivo da reunião foi explicar o procedimento do programa a ser implantado, verificar a necessidade dos empresários quanto ao tema e repassar a importância e os benefícios da capacitação em todos os níveis da organização, iniciando pela diretora, gerencia e, posteriormente, os funcionários. O Desafio de se Tornar Competitivo através das pessoas foi o tema da palestra da consultora e psicóloga do Sebrae, Mara Lúcia Ferreira.

O objetivo de sua fala foi sensibilizar os empreendedores sobre a importância do investimento no capital humano e mostrar para eles que o principal ativo no atingimento dos resultados das empresas são as pessoas. Segundo a consultora, é através das pessoas que se obtém o diferencial competitivo. Por isso, de acordo com a palestrante, é necessário capacitá-las. Para ela, o treinamento, o preparo e a qualificação são questões que envolvem disciplina e cabe à liderança da empresa contribuir para que a motivação se instale para que o pessoal possa estar encantando o cliente. “O capital humano é importante para a nossa sobrevivência e se torna destaque quando pensamos em sustentabilidade”, defendeu Mara Lúcia.

A psicóloga ainda argumentou que hoje existe um novo desenho organizacional onde há redução de níveis hierárquicos pela horizontalização das estruturas e estruturas em rede, ênfase em equipes multifuncionais e com autonomia – decisão mais próxima do cliente, capacitação das pessoas dentro da empresa, compartilhamento do poder, e amplia-se o conceito de delegação, visão e ação estratégica. Para finalizar, Mara Lúcia enfatizou algumas tendências de hoje como competição acirrada, falta de recursos para investimento, necessidade de atualização permanente e aprendizado contínuo. E enalteceu: “o diferencial das empresas hoje são as pessoas e precisamos investir nelas”.