Definido horário de abertura especial do comércio de Erechim para o ano de 2021

6 Janeiro, 2021

Nos meses de janeiro e fevereiro as lojas não abrirão aos sábados à tarde

O Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho informa seus representados que foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho que estabelece o horário de funcionamento do comércio varejista de Erechim com vigência de 1º de janeiro a 31 de dezembro de 2021. Conforme o acordo firmando entre os presidentes do Sindilojas Alto Uruguai, José Gelso Miola, e a presidente do Sindicomerciários, Anelise Michalski, nos dois primeiros meses do ano, janeiro e fevereiro, as lojas não abrirão nos sábados à tarde.

Conforme o documento, de segunda a sexta-feira, os estabelecimentos comerciais poderão abrir, com a atividade laboral de funcionários, para atendimento do público das 8h às 20h, exceto nos feriados nacionais, estaduais e municipais.

Os estabelecimentos comerciais representados pelo Sindilojas Alto Uruguai poderão abrir os seus estabelecimentos comerciais para o público, com a utilização de mão de obra empregada, nos sábados de janeiro a dezembro de 2021, de acordo com o cronograma abaixo:

Janeiro: Sábados até às 12h (exceto horário especial de livrarias, e outros)

Fevereiro: Sábados até às 12h (exceto horário especial de livrarias, e outros)

Março: Sábados dia 06, 13 e 20, no horário das 8h às 17h

Abril: Sábados dias 03, 10 e 17, no horário das 8h às 17h

Maio: Sábados dias 08, 15 e 22, no horário das 8h às 17h

Junho: Sábados dias 05, 12 e 19, no horário das 8h às 17h

Julho: todos os sábados, no horário das 8h às 17h

Agosto: todos os sábados, no horário das 8h às 17h

Setembro: todos os sábados, no horário das 8h às 17h

Outubro: todos os sábados, no horário das 8h às 17h

Novembro: todos os sábados, no horário das 8h às 17h

Dezembro: todos os sábados , no horário das 8h às 19h.
Dias 13, 14, 15, 16, 17, 20, 21, 22 e 23, o horário de atendimento será das 8h às 21h.
Dia 19, domingo, horário de atendimento das 14h às 20h.
Dia 24, (Véspera de Natal), horário de atendimento das 08h às 19h.
Dia 31, (Véspera de Ano Novo), horário de atendimento das 08h às 17h.

DOMINGOS:

Nos domingos não haverá expediente, exceto no dia 19/12 e nos dias e horários específicos mencionados a seguir:

Domingos que antecedem o Dia Da Criança, dias 03/10 e 10/10, exclusivamente no horário das 14h às 19h. Domingos que antecedem o Natal, dia 19/12, exclusivamente no horário das 14h às 19h.

EMPRESAS QUE COMERCIALIZAM FLORES

Os estabelecimentos comerciais representados pelo Sindilojas Alto Uruguai, que comercializam flores poderão abrir com a utilização de mão de obra empregada:

Domingos, dias: 24 e 31 de outubro, e 02 de novembro (Finados)

CENTRO DE COMPRAS

Excepcionalmente centros comerciais que tenham no mesmo ambiente a partir de três lojas (Centro de Compras) poderão abrir todos os sábados, de julho a dezembro, no horário das 8h às 21h.

EMPRESAS DE PET SHOP

Em todos os meses de 2021, o horário de abertura permitido será das 8h às 17h, todos os sábados.

PRODUTOS E SERVIÇOS DE BELEZA, PIERCING, TATUAGENS

Em todos os meses de 2021, todos os sábados, o horário de abertura permitido, será das 8h às 17h.

ARTIGOS GAUCHESCOS

As empresas que participarem da Semana Farroupilha, expondo produtos no acampamento, de acordo com a programação oficial, poderão atender ao público das 8h às 22h.

CARNAVAL 2021

A empresa que abrir o estabelecimento comercial, a critério da empresa, com utilização de mão de obra empregada no dia de Carnaval, deverá realizar a compensação das horas trabalhadas neste dia, de acordo com o critério previsto na Convenção Coletiva.

LIVRARIAS

Sábados e domingos à tarde: os estabelecimentos comerciais que tenham por atividade principal a venda de Material Escolar poderão abrir o estabelecimento comercial todos os sábados dos meses de janeiro e fevereiro, bem como todos os domingos do mês de fevereiro, no horário das 8h às 17h nos sábados e das 14h às 19h nos domingos.

LIQUIDAÇÃO LOJAS DE MÓVEIS E ELÉTRO

Será permitida a abertura do estabelecimento comercial que comercialize móveis, eletrodomésticos e utensílios domésticos e similares antes das 8h da manhã para finalidade exclusiva de realizar liquidação. O dia escolhido pela empresa para realizar a liquidação não poderá coincidir com Feriados e Domingos, mas poderá coincidir com os Sábados em que o comércio não abre à tarde. Quando da abertura antes das 8h da manhã, o estabelecimento poderá ficar com as portas abertas para atendimento ao público até no máximo de 10 horas de trabalho.

A Convenção na íntegra pode ser acessada no site das duas entidades:

Por: Assessoria de imprensa do Sindilojas (Maria Lucia Carraro Smaniotto)