Curso de Gestão de Pessoas para o Comércio Varejista

2 Outubro, 2009

A CDL Erechim, o Sindilojas e o Sebrae desenvolveram, de segunda-feira, 5 de outubro, a sexta-feira, 9, das 19h às 22h, o Curso de Gestão de Pessoas para o Comércio Varejista. A capacitação, que faz parte do Projeto Polo de Ponto de Vendas da Regional Planalto e Norte, contou, nesta edição, com a participação de 33 pessoas e foi ministrada pela consultora Antoninha de Lurdes Zanoni. As aulas se desenvolveram no Auditório do Sindilojas e no Salão de Eventos da CDL Erechim. O curso teve uma carga horária de 16 horas.

O tema da abordagem foi talentos humanos como diferencial competitivo na empresa e conceitos e experiências sobre formas de administrar equipes de trabalho. No conteúdo programático a gestão de equipe e seus desafios; o papel do gestor de pessoas; a importância da comunicação interpessoal; exercício prático: vivenciando um processo seletivo; ferramentas para os processos: de seleção, entrevista de acompanhamento, treinamento, avaliação de desempenho e desligamento; feedback e motivação; estilos de liderança e seus impactos; clima e cultura organizacional; gerenciamento de conflitos; e desenvolvimento do espírito de equipe.

A CONSULTORA

Antoninha de Lurdes Zanoni é graduada em Administração de empresas pela UCS, tem MBA em gestão de pessoas pela FA.RS, formação em Gestão por competências pelo método Ancorá e formação em consultoria pelo grupo Ornellas de SP. Diversos cursos técnicos na área de pessoas e administração. Possui experiência profissional de mais de 25 anos na área de Gestão de Pessoas no ramo do varejo e indústria. Atualmente presta serviços como docente da Univarejo, desde 2004, e consultorias para o comércio varejista nos seguintes ramos: supermercados, vestuário feminino e infantil, calçados, telefonia e autopeças.