CDL Erechim participa de Audiência Pública sobre óculos de sol e grau

28 Janeiro, 2010

A CDL Erechim, através de seu presidente Alexandre Zaffari, se fez presente, no dia 25 de janeiro, na Audiência Pública da Câmara de Vereadores de Erechim sobre óculos de sol e óculos de grau, com o presidente do Sindióptica/RS, André Luiz Roncatto.

A Audiência Pública foi proposta pelo vereador Cezar Augusto Caldart e contou com a presença de representantes do poder público municipal, da Secretaria Municipal de Saúde, do Sindilojas Erechim, da CDL Erechim e de todos os vereadores.

O presidente da Câmara de Vereadores, vereador José Rodolfo Mantovani, destacou a importância desta Audiência devido aos danos causados à saúde, produzidos por óculos de sol e de grau, sem receita legalizada, bem como os prejuízos gerados pela comercialização ilegal destes produtos.

André Roncatto, presidente do Sindióptica/RS, disse que é preciso reforçar a luta por um mercado normatizado, combatendo a pirataria e a venda irregular de produtos ópticos, além de trabalhar pelo acesso da população à saúde visual, através de projetos como o OptoSesc.

Dados do Sindióptica revelam que atualmente o comércio de óculos falsificados já representa mais de 50% das vendas do ramo no Brasil. Para que este cenário seja modificado é preciso mais do que o trabalho fiscalizador dos órgãos públicos. A conscientização do consumidor é fator primordial no alcance dos objetivos da indústria óptica.

Campanha do Sindióptica/RS

Proteja sua saúde. Use óculos de sol.
O verão chegou. E com ele, uma série de cuidados que você deve ter. E não apenas com a sua pele, mas também com os seus olhos. Afinal, é nesta época do ano que os raios ultravioletas são mais intensos.

Quais os riscos aos olhos?

A exposição prolongada aos raios UV, sem proteção, pode prejudicar a superfície do olho e suas estruturas internas. Além disso, quanto maior a exposição, maior o risco do desenvolvimento de distúrbios e de doenças oculares como, por exemplo, o envelhecimento precoce das pálpebras (rugas), o melanoma e a catarata, que pode levar à cegueira.

O que usar e na usar para proteger os olhos:
– Lentes de óculos solares sem proteção UV, ou com proteção superficial, dilatam a pupila, permitindo que os raios nocivos penetrem no sistema óptico com maior intensidade, causando danos aos olhos;
– Óculos de sol sem qualidade apresentam ondulações nas lentes, causando distorções na visão, dores de cabeça e transtornos visuais temporários, podendo levar à necessidade do uso de lentes de grau;
– Armações de óculos de sol sem qualidade podem causar alergias e assaduras na pele;
– Lentes de contato com proteção UV não substituem os óculos de sol com proteção UV;
– De preferência, além dos óculos de sol com proteção UV, use também um chapéu.

E não esqueça: exames visuais freqüentes são importantes, mesmo que você não apresente nenhum problema de visão. Assim, consulte regularmente um especialista para garantir a saúde dos seus olhos e a tranqüilidade do seu verão.

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!