CAFÉ DA MANHà DO VAREJO ABORDOU PESQUISA SOBRE O “PANORAMA DO AMANHÔ

30 Novembro, 2021

Na manhã desta terça-feira, dia 30/11, no Salão de Eventos da CDL Erechim, foi realizado mais um Café da Manhã do Varejo. Este evento foi promovido em parceria com o Grupo RBS e a CDL Erechim. Estiveram presentes empresários e representantes de entidades locais, especialmente convidados pelo departamento comercial da RBS.

A presidente da CDL, Rosângela Spiazzi Truylia, deu as boas-vindas a todos os presentes, informando que a entidade está sempre aberta a parcerias. Agradeceu ao Grupo RBS que procurou a entidade para trazer em primeira mão esta pesquisa que buscou entender as expectativas do consumidor gaúcho. Destacou também as ações realizadas pela entidade em prol do desenvolvimento do comércio varejista, incluindo os Cafés do Varejo, que retornam agora após longo tempo sem poderem ser realizados devido a pandemia.

Em seguida o gerente executivo da RBS TV para as regiões Norte e Noroeste do RS, Mauro Vanin, usou da palavra agradecendo a todos os que se disponibilizaram a estarem presentes no evento de hoje que busca apresentar a pesquisa Panorama do Amanhã, afinal “medir resultados é acertar na comunicação”, destacou. Getúlio Deves, gerente comercial da RBS TV, regiões de Erechim e Passo Fundo, comentou sobre todos os meios disponibilizados pelo Grupo RBS para que a comunicação com campanhas integradas sejam mais eficientes na construção de marcas.

O secretário geral de Governo, Edgar Marmentini, falou representando a Prefeitura de Erechim. Para ele eventos como este mostram a força da nossa economia. Relatou também diversas ações que o governo municipal está realizando e convidou a todos para participarem das comemorações do final de ano de Erechim.

A palestrante da manhã foi Vanessa Carini.  Vanessa é formada em relações públicas, pela UFRGS; atua na área comercial há mais de 7 anos. Já trabalhou com clientes multinacionais, nacionais e regionais de diversos segmentos, como Samsung, Grupo Big e Panvel. Na RBS há quase um ano, é analista de consumer insights, onde atua com pesquisas e análises relevantes ao mercado gaúcho.

Ela apresentou a Panorama do Amanhã. Segundo ela existem cinco tipos de gaúchos: o Gaúcho Fiel, o Gaúcho Raiz, o Gaúcho Não Praticante, o Gaúcho Exportação e o Gaúcho Desapegado.

Em números, 35% pertencem ao grupo do Gaúcho Fiel (acredita que as tradições gaúchas e religiosas são importantes na vida dele e faz de tudo para mantê-las vivas nos tempos de hoje).

14% são Gaúcho Raiz (acredita que as tradições gaúchas são importantes na vida dele e faz de tudo para mantê-las vivas nos tempos de hoje).

24% se identificam como Gaúcho Não Praticante (apesar de achar importante as tradições gaúchas, tem feito pouco para mantê-las vivas).

14% se mostram como Gaúcho Exportação (tem muito orgulho de ser gaúcho, mas não é por causa das tradições).

E 13% são do grupo Gaúcho Desapegado (para ele, o gaúcho é igual a qualquer outro brasileiro. Não faz diferença para ele se uma pessoa é gaúcha ou de qualquer outro lugar).

Um dos destaque da pesquisa é que além dos bens materiais, o gaúcho também tem experiências como sonhos de consumo. Mas o principal sonho muda conforme as regiões e perfil.

Quando aborda o tema comunicação, a pesquisa mostra que os Gaúchos veem maior relevância nos veículos locais do que nacionais.

A pesquisa também buscou conhecer como está o otimismo do Gaúcho. De maneira geral o gaúcho está otimista quanto ao futuro. 36,5% acreditam que até junho/2022 haverá a volta à normalidade. 91,6% dos respondentes pretendem viajar no próximo verão. Mas o planejamento da viagem é feito mais próximo à data de partida: 46,9% ainda não está planejando.

Quando se fala em novos hábitos, o lazer virtual (filmes, séries, videochamadas, lives musicais e festas), bem como maiores cuidados com higiene passaram a fazer parte da rotina. Cozinhar e jardinagem foram tendências muito vistas desde o início da pandemia e que permanecem como hábitos ainda hoje.

Quando se fala no que esperar do futuro, Vanessa, em sua apresentação, destaca que “o PIB para 2022 apresenta aumento tímido por conta das projeções para indústria e serviços, que ainda serão impactados pelas restrições de matéria-prima. Por outro lado, o PIB agropecuário tende a aumentar em 2,2%, chegando a 2,7% em 2025. 2023-2025 possuem previsões mais estáveis e crescentes”, ponderou.

Um dado de bastante destaque foi o Potencial de consumo de Erechim, que está em R$ 3,4 bilhões de reais, estando na posição 211ª em nível Nacional e 17ª Estadual.

Encerrando a apresentação, a pesquisa mostrou que a estratégia ideal de comunicação é aquela que melhor combina os meios. Campanhas que incluem TV, rádio e digital podem aumentar a intenção de compra em 90% e a percepção de marca em 68%.

“A aceleração das tecnologias, seja para atividades cotidianas, seja para nos comunicarmos, torna muito mais importante manter-se presente em diferentes meios para que a marca siga na mente e no coração dos gaúchos”, conclui Vanessa.

A pesquisa completa está disponível com o Departamento Comercial da RBS TV Erechim (Michele, Lucélia, Camila e Simone). Para acessar basta contatar uma das executivas de contas da emissora.

O Café da Manhã do Varejo é uma realização da CDL Erechim. Este evento teve a coordenação do Grupo RBS.

 

Texto e fotos: Luís Carlos Chaves – Assecom CDL Erechim

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!