Acordo sobre o horário de abertura nos sábados à tarde

11 Dezembro, 2009

Empresários do comércio fecham acordo sobre o horário de abertura das lojas em 2010 e 2011
Empresários do comércio de Erechim decidiram pela manutenção do atual horário de funcionamento de abertura das lojas, ou seja, elas abrirão dois sábados à tarde por mês; com exceção dos meses de janeiro e fevereiro quando a abertura será somente em um sábado; e, em dezembro, quando as lojas abrem todos os sábados à tarde. A decisão foi tomada na Assembléia Geral Extraordinária convocada pelo Sindicato do Comércio Varejista de Erechim e realizada na última quarta-feira, 9, na Câmara de Vereadores.

A Assembléia foi coordenada pelo presidente do Sindilojas, Francisco José Franceschi, tendo ao seu lado o presidente da CDL Erechim, Henrique Luiz Cervi; o diretor Mário Zanardo e o secretário executivo Valdecir Rill. Na platéia grande número de lojistas associados e não associados ao Sindicato patronal. Antes da apresentação das propostas, Franceschi explicou como seriam os encaminhamentos das propostas e o processo de votação e apuração.

Após as apresentações das propostas e debates intensos, foram para votação duas propostas que representavam o pensamento de grupos de lojistas: a primeira, a vencedora, e outra apresentada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim – CDL – que chamava os comerciantes a uma reflexão para o futuro. Segundo o diretor da CDL, Zílio Sartori, Erechim está inserido entre dois grandes polos de consumo: Passo Fundo e Chapecó, onde o comércio abre todos os sábados à tarde. Zílio propôs a abertura livre do comércio, ou seja, quem quer abrir suas lojas abre e quem não quer pode ficar com as portas fechadas. Conforme falou, esta é uma visão de futuro. “Estamos perdendo consumidores para estes polos”, alertou Sartori.

Sartori também apresentou uma pesquisa realizada pela CDL, onde questionava se o consumidor realizava suas compras nos sábados à tarde. O resultado foi que 19% dos entrevistados disse que às vezes, mas, preferencialmente, em outros dias; 23% declarou que somente em datas comemorativas; e 58% afirmou que só dispõe deste dia para efetuar suas compras. Zílio destacou que os comerciantes deveriam se preocupar com estes consumidores também.

O resultado final, entre os 76 comerciantes presentes com direito a voto foi o seguinte: 65 votos para a proposta vencedora e 11 votos para a segunda. A partir de agora, o documento será encaminhado ao Sindicato dos trabalhadores da categoria, o Sindicomerciários, que negociará com os comerciários. O acordo deverá ser firmado através de uma Convenção Coletiva de Trabalho. Outra decisão da Assembléia foi que o acordo deverá ser firmado não somente para o ano de 2010, mas, também para 2011. Os lojistas também delegaram ao Sindilojas a função de negociar diretamente com o Sindicomerciários o fechamento do acordo, assim como a escolha dos melhores sábados para a abertura das lojas, coincidindo com datas próximas do recebimento dos assalariados e de datas festivas. No mês de dezembro, o horário também deverá permanecer o mesmo deste ano, com abertura nos sábados à tarde e com horário prolongado a partir da segunda quinzena do mês para as compras de Natal e final de ano.

Voltar
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!