Sessão de autógrafos aconteceu durante Feira do Livro de Erechim
Na sexta-feira (7/10), em plena Feira do Livro de Erechim, aconteceu o lançamento do livro “Eternizando em Palavras o que é Ser Mãe”. O livro foi resultado da campanha do Dias das Mães da CDL Erechim onde centenas de mães atenderam ao chamado da entidade e registraram em palavras o seu sentimento de ser mãe. O ponto alto da noite foi a sessão de autógrafos conjunta das mães autoras desta obra que fica para a história da CDL e de todas as pessoas envolvidas.
O evento iniciou com a apresentação das vinte mães selecionadas: Nelly Todeschini Cantele, Marlene Martins Guerrato, Ortenila Sottili Testa, Rosane Domecilia Skowronski, Clair Rita Borsoi Bevilacqua, Elsa Maria Stephanus, Ilza Luiza Farina, Mengéle Fátima Wermeier Dalponte, Ivete Filomena Camerini Bonfante, Juliane Backes Battisti, Susane Regina Loebler Dufloth, Florentina Skowronski Farina, Ivete Maria Trzinski Farinoski, Roseli Márcia Benati Krebs, Andreia Carla Oleksinski Mach, Juliana Mezzaroba, Diana Pinto Buratti, Joseane Trindade Oldoni, Maria Lucia Dos Santos e Maria Borsoi.
A patrona da Feira do Livro, Lúcia Balvedi Pagliosa, elogiou a entidade por ter realizado a campanha e falou diretamente para as mães, elogiando a participação e o resultado das mensagens. Para ela foi um momento ímpar onde pela primeira vez na história uma sessão coletiva de autógrafos reunia mães para falar sobre o seu sentimento. E, principalmente, lançando um livro que ficará marcado por sua importância e por comemorar os 45 anos da CDL Erechim.
Já o vice-presidente da CDL, Zilio Sartori Júnior, agradeceu a todas as lojas que entenderam a importância de mais esta campanha da entidade. E, em especial, às mães selecionadas que nos brindaram com mensagens maravilhosas e que agora fazem parte da história da CDL. “Este é um momento de vocês, mães. Muito obrigado a todos que fizeram com que esta ideia se transformasse em realidade”, finalizou. Zilio Sartori Jr homenageou as mães autoras entregando a todas as mães autoras um exemplar do livro editado.
Depois aconteceu o momento mais esperado da noite: a sessão de autógrafos coletiva com a presença das mães vencedoras. Foi, sem dúvidas, um momento que vai ficar para a história da CDL, das mães autoras e da Feira do Livro de Erechim.
A publicação é composta por uma foto da mãe na página par e sua mensagem na página ímpar. O livro será vendido a R$ 5,00 e a arrecadação será destinada a uma entidade que envolva trabalho voluntário de mães. Quem desejar adquirir o livro deverá entrar em contato diretamente com a CDL Erechim, pelo telefone (54) 3321-2488, ou dirigir-se diretamente até a sede da entidade.
A CAMPANHA
A campanha Eternizando em Palavras o que é Ser Mãe teve início no dia 25 de abril até 8 de maio. Para participar as mães deviam se dirigir até uma das lojas identificadas com o cartaz da campanha e retirar as folhas impressas e envelope para escreverem seu texto. Depois, deviam escrever uma mensagem sobre o que é ser mãe, na sua opinião, contendo no mínimo 10 linhas, em forma de poema ou prosa. Ao total foram 215 mensagens entregues. Para fazer a escolha a CDL Erechim convidou o departamento de Letras da URI- Campus de Erechim, que prontamente atendeu o pedido. Ao final foram selecionados os vinte melhores textos. Por coincidência foram dez poemas e dez prosas. Todas as vinte mensagens escolhidas fazem parte do livro, editado pela CDL, e lançado oficialmente no dia 7 de outubro de 2011, na Feira do Livro de Erechim, com sessão de autógrafos.
A CDL Erechim agradece a direção da URI- Campus de Erechim, ao departamento de comunicação da URI, ao curso de Letras e a todos os professores que de maneira voluntária nos auxiliaram nesta difícil tarefa.
Também um agradecimento especial à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo por ter aberto esta oportunidade para a entidade se somar a este grande evento de Erechim que é a Feira do Livro.