Em virtude dos anúncios da realização de Greve Geral, que está programada para a sexta-feira (28.04), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL) entende que o direito ao protesto é uma garantia constitucional do cidadão, sempre respeitando os limites impostos pela Lei.
Quanto à abertura das lojas, considerando que é um dia útil normal, cabe ao comerciante a decisão de abertura ou fechamento do seu estabelecimento.
Entendemos que o mais adequado que as manifestações ocorressem em feriados e finais de semana, para não prejudicar nossa frágil economia, respeitando o direito de trabalhadores e empresários da classe produtiva.
A CDL Erechim alerta ainda que, nesta data, poderá ocorrer dificuldades de locomoção dos funcionários. Nesse caso, a orientação é que o empresário tenha bom senso em caso de eventuais atrasos ou faltas de funcionários, que poderão buscar formas alternativas para se deslocar até o trabalho.
Por outro lado pedimos aos organizadores do movimento que também tenham cautela e bom senso. Especialmente no respeito a opinião daqueles que desejarem trabalhar.
Como medida de segurança, a entidade aconselha aos comerciantes uma postura preventiva. Caso ocorram manifestações, a recomendação é para que o comerciante mantenha as portas fechadas, já que a prioridade deve ser a integridade dos funcionários, clientes e do estabelecimento comercial.
CDL Erechim