Notícias

Jornalista e atriz Laura Medina fala no Café da Manhã do Varejo

Promoção da CDL Erechim e Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho reuniu mais de 100 mulheres

A jornalista e atriz Laura Medina foi a palestrante do primeiro Café da Manhã do Varejo de 2011. Evento foi realizado na manhã desta quinta-feira, 10, no Salão de Eventos da CDL Erechim, marcando o Dia Internacional da Mulher, que transcorreu dia 8. A promoção, conjunta da CDL Erechim e Sindilojas Alto Uruguai Gaúcho, contou com a presença dos presidentes Alexandre Zaffari e Francisco José Franceschi, mais de 100 mulheres do comércio varejista e convidadas.

Laura Medina é editora-chefe e apresentadora do Programa Vida e Saúde, da RBS TV. Também é atriz, tendo atuado em diversas peças, filmes e em Curtas Gaúchos, Histórias Extraordinárias e Contos de Inverno, produções do Núcleo de Especiais da RBS TV. O enfoque de sua palestra foi sobre o que aprendeu na sua trajetória pessoal e profissional na área de prevenção e saúde da mulher.

Para a jornalista, formada pela PUCRS, a prevenção está no equilíbrio entre o emocional e o físico. Segundo ela, planejar a vida ajuda a alcançar sucesso. Ela iniciou sua apresentação falando sobre duas mulheres que se destacaram como exemplo de liderança e conhecimento. A primeira a que se referiu foi Safo, que viveu no Século VII a.C., a primeira poetisa da humanidade. A outra, Hypatia de Alexandria, filósofa, cientista erudita, política e a primeira mulher a se destacar em matemática e física. Foi a inventora do hidrômetro. Conforme contou, foi da área das ciências, mas, também, uma grande filósofa.
Após citar as duas grandes mulheres, dirigiu ao público uma pergunta: “Somos super mulheres”. Segundo ela, as mulheres precisam impor limites a sua vida e dar um tempo para si, ou seja, se dar um espaço para refletir sobre sua vida e fazer o que gosta. Falou de um problema que atinge a todos, tanto homens como mulheres, que é o estresse e fez um teste com os presentes para ver o nível de estresse que cada um atinge no trabalho. Outro fator que está prejudicando a qualidade de vida das pessoas, segundo Laura Medida, é a obesidade, cujos índices estão aumentando vertiginosamente. “Metade da população brasileira está acima do peso. No Sul, 56,8% dos homens e 51,6% das mulheres”, informou. Ela também destacou que no Brasil, de 1999 a 2009, houve um crescimento de 500% no número de cirurgias para emagrecimento, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica.

Laura Medina ainda discorreu sobre as principais doenças que acometem as mulheres, como câncer de mama e de colo de útero. Ao finalizar, a palestrante destacou que a prevenção da saúde passa pelo equilíbrio emocional, por praticar uma atividade física, ter uma alimentação saudável, consultar médicos periodicamente, curtir férias, amigos e ter um hobby.

Ao final da palestra, Laura Medina recebeu flores das diretoras de Marketing e Divulgação da CDL e Sindilojas, Gláucia Deboni e Lindanir Canelo, e um troféu do Café da Manhã do Varejo das mãos de Alexandre Zaffari e Francisco José Franceschi.

VOLTAR