Notícias

CDL Erechim presente no lançamento do Projeto Sentinela de vídeo monitoramento

video sentinela

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Erechim (CDL) esteve presente no lançamento oficial do Projeto Sentinela, realizado nesta semana, no 13º BPM. Representaram a entidade, na solenidade, a presidente Lindanir Canelo, o gestor Jean Morandini e os diretores Arlei Balestrin Cavaletti e Ademir Sebben.
Neste primeiro momento o programa conta com 30 câmeras de vigilância com alta tecnologia em 10 pontos estratégicos do centro de Erechim. Cada ponto contará com câmeras fixas e uma com rotação de 360 graus.
As imagens serão enviadas para um centro de monitoramento que está em fase final de conclusão, no quartel da Brigada Militar e contará com espelhamento direto com a Delegacia de Polícia, que terá acesso imediato às imagens. Todas as câmeras serão interligadas por um software de última tecnologia.
O sistema possibilita a busca de veículos e pessoas vestindo roupas com determinadas cores, demarca uma área e seleciona quem estiver transitando dentro de tal quadrante, eliminando todo o movimento restante para não distrair os responsáveis pelo monitoramento, junta imagens de diferentes câmeras, permitindo que se descubram rotas de fugas usadas por bandidos e aciona um alarme quando placas de veículos com registro de furto/roubo é detectada nas imagens, desde que exista um convênio com o Detran.
O Projeto Sentinela começou a ser desenvolvido ainda em 2016 e é considerado um “projeto da comunidade”, pois foi construído em uma parceria que uniu Poder Judiciário, Ministério Público, Legislativo, Executivo, Consepro, Brigada Militar, Polícia Civil, ACCIE, CDL, Sindilojas, Sinduscom, SEAE, OAB/RS e Sindicato Rural.

VOLTAR